quinta-feira, 9 de novembro de 2023

Cesar Silva cobra minirreforma para criação do Departamento Defesa e Bem-Estar dos Animais

O vereador Cesar Silva (Cidadania) participou na manhã desta quarta-feira (08) da Audiência Pública realizada pela Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara de Votorantim para discutir o Projeto de Lei Ordinária Anual (LOA), de autoria do Poder Executivo, que estima a receita e fixa a despesa do Município de Votorantim para o exercício de 2024.
 
Na oportunidade o vereador aproveitou para fazer dois apontamentos que julga de extrema necessidade para o município. O primeiro, saber se está prevista no orçamento do próximo ano a criação do Departamento de Defesa, Proteção e Bem-Estar dos Animais, inclusive levando todo o layout estrutural e funcional existente atualmente na Secretaria de Saúde, para a Secretaria de Meio Ambiente. E o segundo é se estão previstas a ampliação e construção de novas unidades educacionais com atendimento em creche, com o objetivo do município atender toda a demanda, bem como a ampliação da unidade de Saúde do Jardim Cristal.
 
O vereador Cesar Silva está desde o ano passado insistindo junto ao governo Municipal, por meio de ofícios e requerimentos, para a criação do Departamento de Defesa, Proteção e Bem-Estar dos Animais. “Estamos insistindo para que a Prefeitura realize uma minireforma administrativa e com isso garanta toda a estrutura necessária, sou o único vereador que trabalha a causa animal na cidade e entendo que passou da hora, do município contar com um departamento específico para essa causa”, ressalta.

O vereador explica que o setor de Zoonoses de Votorantim é um órgão que compõe a estrutura da Saúde Pública do Sistema Único da Saúde (SUS) no Município e atua na prevenção, proteção e promoção da saúde humana, quanto ao envolvimento de riscos de transmissão de zoonoses e de ocorrência de acidentes causados por animais peçonhentos e venenosos, de relevância para a saúde pública.
 
Para o vereador, o setor de Zoonoses não tem como atribuição, atividades com foco no bem-estar animal, na proteção e na saúde animal, não estando assim, habilitado para executar: atividades de controle em massa de população animal; atendimento clínico e/ou cirúrgico veterinário ou qualquer outra atividade com foco no benefício animal, entre outras.
 
Cesar Silva lembra que alguns municípios contam com o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, cujo objetivo é garantir o equilíbrio da proteção ambiental, com ações integradas; elaboração de políticas públicas, com a proposta de cumprir normas e padrões pertinentes aos animais no município, além de implementar medidas, ações e programas relativos à fauna silvestre, de acordo com a Política Nacional do Meio Ambiente.
 
Sendo assim o vereador espera que seus questionamentos sejam incluídos junto ao orçamento do próximo ano, para que essas ações possam de fato serem concretizadas na cidade.
 
 
Fonte: Assessoria do Parlamentar
 
 
 
 
 
Publicidade:
Baterias para Aparelhos Auditivos
Compre na APEVO Saúde
Rua Sebastião Lopes, 97 – Centro
Votorantim/SP – Tel. 15 3353.9822


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário