segunda-feira, 18 de julho de 2022

Égua é resgatada de poço em Votorantim

Uma égua de aproximadamente 350 quilos foi resgatada de um poço em uma propriedade privada no domingo, 17 de julho de 2022, no bairro dos Morros. O buraco tem aproximadamente três metros de profundidade. A unidade do Resgate foi acionada por um munícipe e chegou às 18h30.
 
A retirada do animal foi feita pelo Corpo de Bombeiros, pela Guarda Civil Municipal (GCM) e pela Universidade de Sorocaba (Uniso). O animal estava caído com a coluna para o chão e as patas para cima, impossibilitando que os bombeiros adentrassem no poço, dificultando a retirada que durou cerca de uma hora e meia.
 
Além das equipes especializadas no resgate e dos equipamentos próprios da Uniso para o manejo da égua, o animal foi içado com o auxílio de uma máquina retroescavadeira e transportado com um caminhão, ambos disponibilizados por um munícipe.
 
A égua foi retirada com o auxílio do resgate técnico animal e a equipe veterinária já iniciou o suporte emergencial, que fez uma avaliação geral, o animal não apresentou fraturas. O atendimento com anti-inflamatórios, vitaminas e reposição de fluidos foi iniciado de imediato.
 
O animal segue recebendo tratamento no Hospital Veterinário da Uniso. O dono não foi localizado e também não compareceu na unidade. É importante que compareça até o Hospital para conversar com os profissionais.
 
A secretária da Saúde, Izilda Maris Schiozzotto de Moraes destacou e agradeceu ao curso de Medicina Veterinária da Universidade de Sorocaba (Uniso) e ao Corpo de Bombeiros de Votorantim pelo suporte prestado.
 
 
Resgate Técnico Animal
 
O resgate técnico animal é uma nova área na medicina veterinária, que engloba técnicas, materiais especializados e profissionais capacitados e treinados para fazer a retirada de animais em situação de risco, preservando a segurança e o bem-estar dos animais e profissionais durante a ação.
 
 
Fonte: SECOM Votorantim

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário