sexta-feira, 29 de julho de 2022

Saúde orienta cuidados contra o vírus Monkeypox

A cidade de Votorantim não tem nenhum caso da varíola dos macacos. Mesmo assim, a Secretaria de Saúde de Votorantim orienta os munícipes sobre os cuidados contra o vírus Monkeypox (varíola símia), de forma a ajudar na prevenção da doença.
 
A secretária da pasta, Izilda Maris Chiozzotto de Moraes, explica que o vírus não possui uma transmissão alta e pede calma à população. “A transmissão não é como a Covid-19 ou como as síndromes gripais, ela se faz pelo contato de pessoa para pessoa”.
 
O vírus não tem a participação de macacos na transmissão, ela ocorre por meio de contato próximo, físico e íntimo entre pessoas. A infecção também pode vir por meio de compartilhamentos de objetos, tecidos (como roupas e toalhas) ou por superfícies que foram usadas pela pessoa doente.
 
Izilda também dá dicas de como se prevenir. "O álcool em gel e a lavagem de mãos com frequência é indispensável. Além disso, a máscara em local público ainda continua, (pois) ela protege de gotículas e saliva”.
 
O principal sintoma é perceptível, como espinhas ou bolhas, chamados de pústulas, que podem surgir no rosto, nas mãos, pés, peito, genitais, dentro da boca ou no ânus. Outros sinais são: dor de cabeça, febre, calafrios, dor muscular e cansaço.
 
Caso esteja em dúvida sobre possíveis lesões na pele, a secretária orienta a procura por um médico para a realização de exames e testes afim de descartar qualquer suspeita.
 
 
 
Fonte: SECOM Votorantim

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário