sexta-feira, 8 de abril de 2022

Prefeitura de Votorantim promove caminhada por inclusão de pessoas com autismo

Crédito da foto: Giuliano Bonamim 

A Secretaria Municipal de Educação (Seed) promoveu uma caminhada para chamar a atenção da sociedade e dar mais visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento foi realizado na manhã desta sexta-feira, 08 de abril de 2022, com trajeto iniciado na sede do Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (Naee) até a praça da Emancipação, em frente à Prefeitura de Votorantim.
 
A caminhada contou com as presenças de familiares de crianças diagnosticadas com autismo, funcionários do Naee e da Seed, acompanhados por uma viatura da Guarda Civil Municipal (GCM). Os participantes seguravam bexigas azuis e usavam camisetas alusivas ao evento.
 
Uma das participantes foi a dona de casa Adriana Ribeiro Pacote, 47 anos, moradora do bairro Parque Bela Vista. A filha, de 4 anos, foi diagnosticada com TEA há mais de um ano e frequenta o Naee. A criança é atendida por psicóloga, fonoaudióloga e terapeuta ocupacional.
 
A coordenadora do Naee, Roberta da Silva Martinez, ressalta a importância dessa caminhada. “Ajuda a dar visibilidade ao assunto”, conta.
Além da caminhada, a Prefeitura de Votorantim promoveu outras ações relacionadas ao tema. No Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado em 2 de abril, um espaço sensorial e interativo foi montado na praça Lecy de Campos. No mesmo local, profissionais do Centro de Atendimento Especializado à Criança Autista (Caeca) informaram e orientaram a população sobre o TEA.
 
Durante a semana, diversas escolas municipais realizaram atividades sobre o autismo. Houve palestras, bate-papos e até pintura de um muro em uma instituição de ensino municipal da cidade.
 
Naee
 
O Naee terá prestação de serviços contínuos de avaliação e assistência psicoeducacional, apoio técnico e atendimento por equipe multidisciplinar. O trabalho é desenvolvido no contraturno escolar para alunos com deficiência, transtornos e com dificuldades acentuadas de aprendizagem.
 
Os estudantes com dificuldade de aprendizagem são atendidos e acompanhados no Núcleo por profissionais especializados, entre psicólogos, assistentes sociais, terapeutas educacionais, psicopedagogos e fonoaudiólogos. O foco são os alunos com deficiência intelectual, auditiva, visual, física, múltipla, altas habilidades ou superdotação, transtorno do espectro autista ou transtorno de déficit de atenção.
 
A sede do Núcleo funciona na rua José Belini, 97, no Jardim Paraíso. O prédio tem quatro andares e pertence à Secretaria Municipal de Educação.
 
 
 
Fonte: SECOM Votorantim

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário