sexta-feira, 8 de abril de 2022

Caeca completa quatro meses de funcionamento com 70 crianças atendidas

Inaugurado há quatro meses, o Centro de Atendimento Especializado à Criança Autista (Caeca) de Votorantim presta assistência multidisciplinar gratuita a aproximadamente 70 pessoas. Os pacientes são votorantinenses com até 12 anos de idade diagnosticados com o transtorno do espectro autista (TEA).
 
O Caeca funciona em uma área anexa ao Hospital Municipal Dr. Lauro Roberto Fogaça. O espaço conta com salas de assistência social, psicopedagogia, psicólogo, enfermagem e nutrição. Há também consultório médico, setor de terapia ocupacional em integração sensorial, além de um espaço compartilhado por fisioterapeuta, fonoaudiólogo e educador físico.
 
Uma das salas conta com equipamentos para trabalhar com todos os estímulos da criança. O espaço é todo colorido, tem piso de espuma, bonecos, parede de escalada, sistema de som, balanço, escada e piscina de bolinha.

No corredor, é possível encontrar desenhos colados na parede feitos pelas crianças em papel sulfite. Em outro canto, frases sobre o autismo foram escritas e colocadas ao redor de uma árvore pelos pais ou responsáveis pelas crianças. As ações foram realizadas para marcar o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo.
 
As crianças são direcionadas ao Caeca após a avaliação de médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das Estratégias Saúde da Família (ESFs) e da Policlínica. No Centro de Atendimento Especializado à Criança Autista, os profissionais iniciarão uma triagem e farão os encaminhamentos, de acordo com as necessidades do paciente.
 
A terapeuta ocupacional Priscila Pinheiro Gonsales, coordenadora da equipe Caeca, comenta que o atendimento é focado sempre nas necessidades de cada criança. As consultas e atividades acontecem semanalmente.
 
Desde fevereiro, o filho de 7 anos da dona de casa Fabrícia Marques de Lima, 40 anos, moradora do bairro Serrano, frequenta o Caeca. Ele foi diagnosticado com o TEA e passa por atendimento com fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, psicóloga e psiquiatra. “Percebi uma melhora. Ele não gosta de ficar saindo, e agora ele está começando a entender as coisas”, conta.
 
A unidade do Caeca de Votorantim foi inaugurada em 6 de dezembro de 2021. O trabalho é desenvolvido pela Prefeitura de Votorantim em parceria com a Associação dos Deficientes de Votorantim (ADV) Viva Legal.
 
 
 
Fonte: SECOM Votorantim
Crédito das fotos: Giuliano Bonamim 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário