terça-feira, 26 de abril de 2022

Prefeitura de Votorantim inicia programa Consultório de Rua

O programa Consultório de Rua foi iniciado nesta segunda-feira, 25 de abril de 2022, em Votorantim. O objetivo da ação é atender pessoas em situação de vulnerabilidade social.
 
O atendimento foi feito em uma van adaptada. O veículo ficou estacionado no Complexo Urbanístico José de Oliveira Souza, também conhecido como praça Zeca Padeiro.
 
Vale ressaltar que a pessoa em situação de rua será atendida de acordo com a sua vontade. Esses indivíduos não serão obrigados ou coagidos a serem examinados.

O baiano Roque Santana de Souza Filho, 44 anos, vive em Votorantim há sete anos e foi a primeira pessoa em situação de rua atendida pelo programa. Ele foi recebido por quatro profissionais: uma enfermeira e um técnico em enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde, e uma assistente social e um agente da Secretaria de Cidadania e Geração de Renda.
 
Roque passou por uma rápida entrevista. Os profissionais do programa levantaram o histórico de saúde do paciente, onde ele vive e se possui familiar em Votorantim. O morador de rua informou ter constantes dores nos dentes e será encaminhado para exames no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
 
Há três meses, Roque dorme na Casa de Passagem Dr. Josmar Mariano da Silva, mantida pela Prefeitura de Votorantim. Durante o dia, cuida de carros estacionados nas ruas e recolhe resíduos sólidos para reciclagem.
 
Além dos cuidados com a saúde, a assistente social do programa também encaminhou os dados do paciente para o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT). O objetivo é proporcionar um emprego formal a Roque. “Pretendo mudar de vida e arrumar um trabalho”, conta.

Programação
 
Uma equipe multidisciplinar fará uma busca ativa de pessoas em situação de rua para proporcionar atendimento médico fora das unidades de saúde. Nesta semana, a van e os profissionais do programa Consultório de Rua ficarão no Complexo Urbanístico José de Oliveira Souza.
A partir da próxima semana, a estrutura será transferida para outros pontos de Votorantim. Os locais serão definidos a partir de um mapeamento feito pela Secretaria de Cidadania e Geração de Renda.
 
Estrutura
 
A van usada para o programa Consultório de Rua possui uma maca, prancha de imobilização, colar cervical, além de cilindro e máscara de oxigênio. Os profissionais ainda têm à disposição medicamentos, soro, gaze, testes rápidos de HIV e DST para serem ministrados nas pessoas em situação de rua.
 
A enfermeira Rita de Cássia Oliveira, responsável pelo programa Consultório de Rua, relata que a pessoa em situação de rua passará por exames para avaliar os sinais vitais. Serão aferidas a temperatura, a pressão arterial e a glicemia. “Caso seja necessário, o indivíduo será encaminhado para uma unidade básica de saúde ou para a Policlínica.”, comenta.
 
Animais de estimação
 
O programa ainda prevê, em breve, que os animais de estimação das pessoas em situação de rua também recebam atendimento da equipe do Centro de Controle de Zoonoses. Caso o dono do animal permita, o cão ou o gato será castrado.
 
Objetivo
 
O programa foi instituído pela Política Nacional de Atenção Básica e visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde. O objetivo é ofertar, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde para esse grupo populacional, o qual se encontra em condições de vulnerabilidade e com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados.
 
Na prática, os profissionais da saúde farão um mapeamento das pessoas em situação de rua. Os dados serão informados pela Secretaria de Cidadania e Geração de Renda.
 
A Secretaria de Cidadania e Geração de Renda tem aproximadamente 100 pessoas em situação de rua na cidade cadastradas. A pasta já realiza o projeto “Resgatando a Cidadania” com abordagens feitas por orientadores e assistentes sociais.
 
 
 
Fonte: SECOM Votorantim

Crédito da foto: Giuliano Bonamim
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário