sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Parcelamento ou desconto: contribuinte pode escolher melhor forma de pagar o IPTU 2023

Os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2023 emitidos pela Prefeitura de Votorantim começaram a ser entregues pelos Correios na segunda quinzena de janeiro. A data de vencimento do pagamento da parcela única é 20 de março. O mesmo prazo é para quem quitar a primeira parcela.
 
O desconto para quem pagar à vista o IPTU é de 2%. Os contribuintes com a situação fiscal regular, sem débitos e com cadastro correto até 31 de dezembro de 2022, podem obter 10% de desconto para a quitação em parcela única e 8% no parcelado, desde que permaneçam regulares.
 
Todos os descontos já estão lançados nos respectivos carnês. São referentes a um único imóvel cadastrado no nome do contribuinte.
 
 
Como pagar?
 
A Secretaria de Finanças da Prefeitura de Votorantim informa que os carnês online estão disponíveis para impressão no endereço eletrônico sefvotorantim.sp.gov.br. Na mesma página é possível gerar um QR Code para efetuar o pagamento via PIX em qualquer banco.
 
Os carnês podem ser pagos em agências da Caixa Econômica Federal, Santander e Banco do Brasil, de forma presencial na área de autoatendimento ou pela internet. O pagamento diretamente no guichê é feito somente na Caixa Econômica Federal.
 
O IPTU foi reajustado em 6,74%, de acordo com o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), apurado em 12 meses até outubro de 2022.
 
 
Isenção
 
Foram emitidos 45 mil carnês e concedidas 1.370 isenções para os munícipes que pleitearam esse direito no ano passado e apresentaram a documentação exigida. Mesmo quem goza da isenção de pagamento de IPTU recebe o carnê para pagar a taxa de remoção de lixo.
 
 
Campanha contra a dengue
 
O verso do carnê do IPTU em Votorantim conta com uma campanha de combate à dengue. Um concurso promovido pela Secretaria de Educação selecionou desenhos e frases de alunos de escolas municipais. O resultado pode ser visto no documento entregue nos imóveis dos votorantinenses.
 
 
 
Fonte: SECOM Votorantim

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário