sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Vereador Luciano Silva cobra Prefeitura sobre a falta de confecção de Cartão de Identificação do Autista

O vereador Luciano Silva cobra retomada da confecção de cartões

“Falta de tinta colorida na impressora”, esse é o motivo pelo qual as carteirinhas de autistas não estão sendo confeccionadas pela Secretaria de Cidadania e Geração de Renda de Votorantim. Após denúncias, na quinta-feira, 20 de outubro de 2022, o vereador Luciano Silva (PODE), questionou o Poder Executivo por meio de ofício, quando a confecção do documento será retomada.
 
O Cartão de Identificação Para Pessoas com Transtorno Espectro Autista é lei no município votorantinense (Lei nº 2707 de 2019). Sendo um documento gratuito e com o objetivo de garantir o atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e privados para a pessoa diagnosticada com autismo.
 
Silmara de Freitas, 41 anos, é mãe de John Lorenzo de Freitas,  de 4 anos, diagnosticado com autismo há pouco mais de um ano. A família que mora no Real Parque em Votorantim é uma das que aguardam pela impressão do Cartão de Identificação do Autista para o pequeno John.
 
Segundo a mãe, ela protocolou os documentos de solicitação para a confecção do cartão há quase um mês. “Quando eu protocolei os papéis, fui informada que as impressões não estavam sendo feitas. Eu não me preocupei, pois imaginei que quando a impressão fosse autorizada, o serviço já teria sido restabelecido", explicou.
 
A denúncia conta com a gravação de uma ligação feita nesta semana para a Secretaria de Cidadania, que é a responsável pelo recebimento dos laudos e impressões dos cartões. No áudio de pouco mais de três minutos, Silmara de Freitas, mãe do paciente, questiona a funcionária da pasta sobre a demora da confecção. A atendente explica que a impressora colorida está em manutenção e que não há previsão para o retorno do serviço.

O Cartão de Identificação do Autista é lei em Votorantim

Silmara de Freitas, considerou que poderia imprimir o documento por conta própria, mas sabe que mais famílias esperam pelo mesmo serviço e quer que o problema seja resolvido. “Não entendo porque precisamos brigar pelo básico. Esse cartão é muito importante para que os pacientes consigam o cartão de transporte especial, também a prioridade em atendimentos, é uma garantia de mais respeito e inclusão”, desabafou.
 
Luciano Silva, vereador, é referência nas pautas de inclusão em Votorantim, sendo o principal intermediador para a criação do Cartão de Identificação do Autista. “É um absurdo que as carteirinhas não estejam sendo confeccionadas pela falta de tinta colorida. Um descaso com esses pacientes e suas famílias que lutam diariamente por mais inclusão nos espaços da nossa cidade”, lamentou, acrescentando que é inadmissível que com um orçamento de mais de R$ 617 milhões, a Prefeitura não consiga comportar gastos com impressões de documentos.
 
O vereador destacou que o Cartão de Identificação do Autismo precisa ser colorido por contar com a foto do paciente. Além das cores, que são fundamentais para os autistas.
 
Pontuou ainda, que seguirá acompanhando o caso juntamente com as famílias que aguardam a confecção das carteirinhas e espera uma resposta sobre o prazo da retomada do serviço.
 


Fonte Gabinete do Vereador

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário