quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Aprovada PL que institucionaliza a tradicional Corrida de São João

Propositura é de autoria do vereador Cesar Silva

A Câmara Municipal de Votorantim aprovou por unanimidade na sessão ordinária realizada na última terça-feira, 20 de outubro de 2022, o Projeto de Lei de autoria do vereador Cesar Silva (CIDADANIA) que inclui no calendário oficial do Município a “Corrida de São João” a ser realizada, anualmente, no mês de junho, durante as atividades da tradicional Festa Junina de Votorantim. Agora o projeto será encaminhado ao poder executivo para que seja sancionado e promulgado.
 
O vereador destacou ao fazer o uso da tribuna, que trata-se de uma das corridas mais antigas do país e por isso deve fazer parte da história do município. “Institucionalizar é fazer com que esse evento tão importante para a saúde e qualidade de vida das pessoas, não deixe de acontecer anualmente”, ressalta.
 
A proposta da propositura é manter viva as edições da “Corrida de São João”, junto à programação da tradicional Festa Junina, salvo em casos excepcionais como ocorreu nos últimos dois anos, com a pandemia da COVID19.
 
Sinônimo de superação física e estímulo à prática esportiva, a “Corrida de São João” nasceu como um complemento externo à programação realizada no recinto da Festa Junina de Votorantim. As brincadeiras tradicionais do período típico deixaram de existir, mas o evento esportivo permanece forte.
 
Começou fazendo homenagem ao nome do padroeiro, também ficou conhecida como a Corrida da Fogueira e Corrida de Archotes. Isso porque dava ao vencedor o direito de acender a fogueira e decretar o início oficial do evento.
 
As primeiras corridas tinham como ponto de partida a frente da rádio PRD7 de Sorocaba, os corredores vinham pela antiga estrada de terra do Lageado. Um percurso de quase sete quilômetros em direção ao recinto montado no final da Rua Lacerda Franco, próximo da antiga Igreja São João Batista e do portão da fábrica de tecidos Votorantim.
 
Aos atletas que não conseguiam completar a prova noturna contavam com caminhões que ofereciam a carroceria como carona. Ao ganhador haviam os merecidos presentes como cortes de pano, quitutes e o direito de escolher uma dama para dançar uma música no animado baile junto ao tablado. A partir de 1948 a corrida por vários anos foi organizada pela unidade do SESI Sorocaba.
 
Na edição de 6 de junho de 1935 do jornal Cruzeiro do Sul era divulgado que a prova despertava grande interesse. Já no livro Memórias do Esporte Sorocabano, do saudoso Otto Wey Netto consta o registro dos primeiros ganhadores da prova sendo: Luiz A. Camargo (C. A. Juventus, em 1935), Romeu Justo (E. F. Sorocabano, em 1936), Paulo Rosa (São Roque, em 1937) e Francisco Grilo (A. A. Bom Jesus, em 1938).
 
A corrida foi ganhando força e o percurso sendo modificado, principalmente quando o recinto da festa foi transferido à entrada da cidade, como ponto de saída a frente do Hospital Santo Antônio, em outros momentos vindo da Vila Nova Votorantim e do Parque Jataí ou até mesmo subindo a Avenida São João.
 
 
 
Fonte: André Reis - Assessor

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário