quinta-feira, 17 de março de 2022

Prefeitura promove encontros para formar rede de atendimento aos maus-tratos contra animais

Foto: Thais Verderamis 

Os eventos contaram com profissionais de diversas áreas, como técnicos e veterinários da Zoonoses
 
A Prefeitura de Votorantim realizou na terça e quarta-feira (dias 15 e 16 de março de 2022) os primeiros encontros para a formação da rede de atendimento aos maus-tratos contra animais. Os eventos ocorreram no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Votorantim.
 
Estiveram presentes membros do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal (GCM), protetores independentes, técnicos e veterinários da Zoonoses, assistentes sociais e funcionário da Secretaria do Meio Ambiente (Sema). Os eventos serviram para o profissional ser preparado para avaliar a situação do animal, categorizar, orientar e dar seguimento ao atendimento do caso, sempre priorizando a saúde e a segurança dos bichinhos.
 
O primeiro encontro contou com a palestra da médica veterinária Janaína Hammerschmidt, de 35 anos.  Os temas foram o manejo populacional de animais, como diagnosticar uma situação de maus-tratos, o papel de cada instituição.
 
Segundo Evelyn Nestori Chiozzotto, de 52 anos, veterinária da Zoonoses, a Prefeitura precisa fazer o atendimento de forma conjunta com outros órgãos. "É um atendimento multiprofissional e interinstitucional, dependendo de cada caso, de cada tipo de ocorrência", conta.
 
O papel do governo municipal, de acordo com Evelyn, é fazer o diagnóstico inicial para encaminhar corretamente a solução, seja dentro da própria Prefeitura ou através de outras instituições.
 
O segundo evento foi ministrado por Luciana Vargas, médica veterinária e perita judicial associada à Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo. A palestrante também é integrante da diretoria da Associação Brasileira de Medicina Veterinária Legal.
 
 
Fonte: SECOM Votorantim

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário