quarta-feira, 9 de março de 2022

Dia da Mulher tem música, poesia e exposição no Paço Municipal

Quitéria Maria durante performance no saguão do Paço Municipal / Crédito da foto: Bruno Sanchez

As ações foram promovidas nesta terça-feira, 08 de março de 2022, pela Secretaria de Cultura e Turismo de Votorantim
 
O Dia Internacional da Mulher foi cheio de eventos no Paço Municipal de Votorantim. A população presente no saguão pode conferir uma exposição de fotografias, música ao vivo e a distribuição de poesias em ações promovidas pela Secretaria de Cultura e Turismo.
 
A exposição “Fadografia”, de autoria de Fernanda Monteiro, é composta de uma seleção de imagens registradas de 2014 a 2019. “Na verdade tem a ver com o fio condutor, com o feminino, com a maternidade, de como estas questões afetam a mulher e como essas experiências se apresentam de uma forma avassaladora”, explica Fernanda.
 
O nome Fadografia, segundo Fernanda, tem o sentido de remeter a escrita com o destino. A autora expressa também a alegria de poder representar as mulheres neste dia e ainda levar a arte para todos. “Eu me senti lisonjeada em poder representar as mulheres neste dia. O feminino, estes núcleos todos com o qual eu trabalho, são muito especiais para mim. As pessoas estão ali não para ver arte especificamente, mas também para resolver problemas do cotidiano e se deparam com a arte”, completa.

Vivian Moreno interpretou canções no saguão do Paço Municipal./ Crédito da foto: Bruno Sanchez

A apresentação dos trabalhos de Fernanda Monteiro foi embalada pelo repertório montado por Vivian Moreno, de 31 anos, com canções conhecidas nas vozes de Maria Bethânia, Elis Regina, Rita Lee, Ellen Oléria e Baby do Brasil. “Eu fui escolhendo com o coração, ia sentindo, fui olhando e conversando com as fotos da exposição. Na verdade, são as minhas referências, com as músicas de intérpretes, mulheres e compositoras que me marcaram”, conta.
 
Assim como o cantar envolve o sentir, a atriz e performer Quitéria Maria, de 38 anos, também deixou transbordar o seu talento para interpretar poesias no saguão do Paço. “Poesia pra mim é a delicadeza, é outra forma de se comunicar, uma forma mais doce”, explica.
 
A performance foi especial e a entrega de poesias foi preparada com muito cuidado. “Eu queria trazer as poesias de várias mulheres, das que vieram antes de nós, que abriram os espaços para que pudéssemos ocupar hoje. E eu queria que chegasse em todas as mulheres, as trans, as indígenas, as negras. As mulheres são todas diferentes, não existe uma mulher igual a outra” afirma Quitéria Maria.
 
 
Fonte: SECOM Votorantim

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário