sábado, 5 de fevereiro de 2022

Votorantim realizou quase 2 mil exames de mamografia em 2021

O Dia Nacional da Mamografia é comemorado em 5 de fevereiro para sensibilizar as mulheres sobre a importância de realizar o exame
 
A Secretaria de Saúde (Sesa) de Votorantim realizou 1.949 exames de mamografia em 2021. A radiografia das mamas é feita por um equipamento de raio X chamado mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas de câncer antes do surgimento dos sintomas.
 
Atualmente, a Sesa oferece mamografia de rastreamento. O exame é realizado em mulheres a partir de 50 anos de idade, anualmente.
 
A mamografia de rastreamento pode ajudar a reduzir a mortalidade por câncer de mama. A lesão, sendo encontrada no início, permite um tratamento menos agressivo.
 
A população de Votorantim também tem acesso ao exame de mamografia diagnóstica por meio do sistema público de saúde. Nesse caso, é realizado quando detectado nódulo à palpação.
 
Os exames são solicitados a partir de um pedido médico, após consulta em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Estratégia de Saúde da Família (ESF). O documento é encaminhado para a Central de Regulação de Vagas e a guia retorna com a data de agendamento.
 
O paciente é avisado por telefone do local, da data e do horário da realização do exame de mamografia. A pessoa retira o comprovante de agendamento e, no dia marcado, comparece a uma clínica conveniada com a Prefeitura de Votorantim.
 
O Dia Nacional da Mamografia é comemorado em 5 de fevereiro. O objetivo é sensibilizar as mulheres sobre a importância de realizar o exame para a detecção precoce do câncer de mama.
 
Prevenção
 
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), vinculado ao Ministério da Saúde, aproximadamente 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis. Entre eles, praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, amamentar seu bebê, não fumar e evitar o tabagismo passivo.
 
Sintomas
 
O câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais. Alguns sinais e sintomas são o aparecimento de nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor, e alterações no bico do peito (mamilo).
 
A pessoa precisa ficar atenta em caso da pele da mama estar avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja. Outro sintoma é a saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.
 
Os sinais e sintomas devem sempre ser investigados por um médico. O especialista fará a avaliação do caso.
 
 
Fonte: SECOM Votorantim

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário