quinta-feira, 30 de março de 2023

Projeto de lei de autoria de Luciano Silva cria a Caminhada da Inclusão em Votorantim

A inclusão é uma das bandeiras que o vereador Luciano Silva (Podemos) defende na Câmara de Votorantim. Prova disso é que, na sessão legislativa de terça-feira, 28 de março de 2023, ele apresentou e teve aprovado, por unanimidade, um projeto de lei que institui, no calendário oficial de eventos do município, a Caminhada da Inclusão.
 
Luciano, inclusive, sugere que a prefeitura aproveite que neste domingo (2 de abril) é comemorado o Dia Municipal de Conscientização do Autismo – instituído justamente por ele –, bem como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, para realizar a primeira edição do evento na cidade. “Nosso objetivo, com esta proposta, é promover a inclusão social por meio de atividades físicas voltadas aos portadores de autismo e demais patologias intelectuais”, explica.
 
O vereador do Podemos acrescenta que a iniciativa traz como finalidade chamar a atenção do Poder Público com relação às políticas públicas de inclusão em todas as esferas. “Por isso, por meio desta caminhada, queremos construir um espírito agregador e de socialização entre os participantes”, complementa.
 
Conforme ele, a atividade física é um instrumento essencial de conscientização sobre a importância da pessoa com deficiência nas práticas esportivas, sobretudo no que diz respeito à igualdade de direitos.
 
Histórico
 
O trabalho de Luciano Silva em prol dos menos favorecidos vem desde 2017. Prova disso é que, no primeiro mandato como vereador, ele já aprovou um projeto de lei de atenção às pessoas que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
 
De lá para cá, mais de dez propostas semelhantes de autoria de Luciano tramitaram e foram aprovadas na Câmara de Votorantim. Entre eles, a lei do Setembro Verde, símbolo dos autistas, Cordão de Girassol, cinema adaptado, carteirinha e laudo permanente. “O Poder Público ainda precisa fazer muito pelos autistas e seus familiares para que todos consigam o desenvolvimento pleno”, afirma. “Precisamos, para ontem, de mais cuidadores nas escolas e de políticas públicas voltadas a essas pessoas.”
 
O 2 de abril
 
Criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2007, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril, tem como propósito levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o TEA. Paralelamente, em Votorantim se comemora o Dia Municipal de Conscientização do Autismo, lei de Luciano Silva (Podemos).
 
 
 
Fonte: Marcus Sequeira - Assessor

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário