sexta-feira, 31 de março de 2023

Mutirão de combate à dengue retira mais de 10 toneladas de entulhos das ruas de Votorantim

Mais de 10 toneladas de entulhos foram retiradas de ruas e terrenos públicos durante o segundo mutirão de combate à dengue de Votorantim. A ação do governo municipal foi realizada nesta quinta-feira, 30 de maro de 2023, na região Sul da cidade, ponto de maior concentração de casos confirmados da doença.
 
O objetivo foi suprimir possíveis focos e criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. A lista incluiu materiais que poderiam acumular água, como resto de construção, móveis e eletrodomésticos velhos.

O trabalho contou com equipes das secretarias de Saúde (Sesa) e Serviços Públicos (Sesp). Além do recolhimento de materiais inservíveis, houve também ações de bloqueio, nebulização, vistoria em imóveis e carro de som com avisos sobre cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue.
 
A retirada de entulhos foi feita em várias regiões da zona Sul de Votorantim. Em um trecho da rua Anália Pereira, no Jardim São Lucas, materiais inservíveis jogados à margem da via, na altura do número 1.250, foram retirados pela equipe da Secretaria de Serviços Públicos.

Uma máquina retroescavadeira foi usada para limpar o trecho coberto de restos de móveis, madeira, papelão e resíduos sólidos. Todo o material retirado do canteiro da rua Anália Pereira foi colocado na carroceria de caminhões pertencentes à frota da Prefeitura de Votorantim.
 
O trabalho de retirada de materiais inservíveis também foi feito em uma área situada na rua Nelson Teixeira, na Vila Pardini. Foi preciso uma retroescavadeira e caminhões para limpar o terreno.
 
A Sesp ainda realizou uma ação no Palmirinha. Aproximadamente 50 metros cúbicos de materiais inservíveis foram retirados do local.
 
Bloqueio e nebulização
 
Agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde visitaram 159 casas nos bairros Vila Pedroso, Itapeva, Palmirinha e São Lucas. Foram feitas vistorias nos imóveis para a eliminação de água parada em vasos de plantas, caixas d’água, calhas e recipientes ao ar livre.
 
Uma das casas visitadas e vistoriadas pelos agentes foi a do aposentado Leonardo de Pontes, 76 anos, morador do bairro Itapeva. Os profissionais ligados à Secretaria de Saúde vistoriaram a área externa do imóvel para identificar possíveis focos do mosquito transmissor da dengue.
 
Leonardo mantém o quintal e o jardim limpos. Preocupado em evitar acúmulo de água, não deixa vasos de plantas com pratinhos.
 
Mutirão
 
O primeiro mutirão contra a dengue em Votorantim foi realizado em 22 de março pela Prefeitura. Mais de 5 toneladas de materiais inservíveis foram retirados de imóveis, terrenos e vias públicas da região Sul do município.
 
Aproximadamente 250 casas foram visitadas por agentes de combate a endemias e seis agentes comunitários de saúde. Fiscais da Prefeitura de Votorantim também realizaram mais de 30 vistorias em locais onde havia denúncia de água parada.


Fonte: Secom Votorantim

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário