segunda-feira, 13 de julho de 2020

Prefeitos de Votorantim e Sorocaba se reúnem para discutir situação dos leitos de ambas as cidades e ações conjuntas


O prefeito de Votorantim, Fernando de Oliveira Souza, se reuniu na tarde desta segunda-feira, 13 de julho de 2020, com a prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, para discutir medidas conjuntas de enfrentamento e prevenção ao novo coronavírus. A reunião ocorreu no gabinete da prefeita de Sorocaba, no Palácio dos Tropeiros “Dr. José Theodoro Mendes”. Durante o encontro, acompanhando o prefeito Fernando, também esteve presente o secretário de Governo, Carlos  Laino.

Um dos principais pontos discutidos durante a reunião foi a preocupação com a elevação da ocupação dos leitos hospitalares voltados ao tratamento da covid-19 e da possibilidade de haver um colapso no sistema de saúde dos hospitais das duas cidades.

Na sexta-feira passada, dia 10, o governo do Estado de São Paulo colocou a região de Sorocaba, composta por 48 cidades, na Fase Laranja. Entretanto, no mesmo dia, a prefeita Jaqueline Coutinho, anunciou que a cidade se manteria na Fase Vermelha do Plano São Paulo por mais uma semana. A decisão foi justificada devido à taxa de ocupação de leitos e a fila de espera de pacientes que aguardam internação.

Da mesma forma, segundo explicou o prefeito de Votorantim, em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (13) o Comitê Municipal de Enfrentamento à Pandemia de Covid-19 decidiu que o município manterá, nesta semana, até a próxima sexta-feira (17), as restrições previstas na chamada faixa vermelha do Plano SP, acompanhando a decisão adotada por Sorocaba, levando-se em conta também principalmente a saturação da taxa de ocupação dos leitos de UTI, não apenas no município como na região. Em Votorantim, o hospital municipal “Lauro Roberto Fogaça” apresenta na tarde desta segunda-feira uma taxa de 86% de ocupação da terapia intensiva. Já em Sorocaba, essa taxa, segundo dados da pasta da Saúde, está em 100%, até às 17h desta segunda-feira.

“Fundamental ambos municípios estarem alinhados nas ações e medidas que vem sendo adotadas, diante do fato de serem conurbados. Na próxima quinta-feira (16) voltaremos a nos reunir para ver a situação da evolução da doença e da situação dos leitos clínicos e de UTI para que possamos avaliar o avanço para a Fase Laranja ou não”, disse a prefeita.

(com informações conjuntas da Secom/Sorocaba)


Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário