terça-feira, 14 de setembro de 2021

26ª Sessão da Câmara aprova projetos e requerimentos importantes

A Câmara Municipal de Votorantim realizou nesta terça-feira, 14 de setembro de 2021, a sua 26ª Sessão Ordinária de 2021. Na ocasião foram aprovados três projetos de lei: o Projeto nº70/2021, de autoria do vereador Cesar Silva (CIDADANIA), que inclui a “Corrida de Pedestres” e a “Caminhada da Emancipação” no calendário oficial de Votorantim; o Projeto nº72/2021, de autoria do vereador Murilo Piatti (PSDB) que institui a “Semana Lixo Zero” e o Projeto de Lei de nº75/2021, do vereador Ita (CIDADANIA), que cria o “Dia Municipal do Chef de Cozinha” em Votorantim.
 
O Projeto de Lei nº62/2021, de autoria do vereador Pastor Lilo (DEM), que trata da implantação do “Programa Visita Digital” nos hospitais de saúde públicos e privados do município, aos pacientes em isolamento por Covid-19, ou demais doenças infectocontagiosas que seria votado nesta sessão, assim como a Emenda Supressiva nº 6/2021, a este mesmo projeto, que foram adiados a pedido do autor do projeto, vereador Pastor Lilo e devem voltar à pauta na próxima sessão.
 
Requerimentos
 
Entram em discussão e votação nesta sessão, oito requerimentos tratando de assuntos importantes para o município. Confira.
 
Atendimento à pessoa idosa no município – O vereador Cesar Silva (CIDADANIA) apresentou durante a sessão realizada nesta terça-feira (14), requerimento solicitando que a atual administração municipal informe se está em seus planos a descentralização do atendimento à pessoa idosa no município.
O parlamentar quer saber qual é a capacidade de atendimento da Casa do Idoso de Votorantim, e se há uma previsão para o retorno das atividades ao local.
 
Relação de despesas da SEDESP – O presidente da Câmara, vereador José Claudio Pereira “Zelão” (PT), em seu requerimento, solicitou informações sobre o número de viagens de ônibus realizadas pela Secretaria de Desporto, no período de 2017 a 2020, e questionou se a atual gestão, por meio da Secretaria de Esportes, poderia remeter à Câmara, cópias das notas pagas, referentes a esse mesmo período.
Com intuito de proporcionar maior transparência aos fatos, Zelão solicitou ainda, que os esclarecimentos sejam feitos por meio da apresentação de uma relação de despesas da SEDESP, por fornecedor, com informações mais detalhadas, e cópias de notas de todos os fornecedores e as discriminações de produtos/serviços prestados, uma vez que, os documentos encaminhados à Câmara estão incompletos.
 
Redução de IPTU para proprietários de imóveis que plantarem ou conservarem árvore – Gaguinho (PTB) questionou durante a sessão, se a atual gestão poderia realizar um estudo de viabilidade econômica e jurídica, visando à concessão do incentivo fiscal para a redução do IPTU para os proprietários de imóveis que plantarem ou conservarem árvore de médio porte, no passeio público, em frente às suas residências.
 
Ocorrências registradas pela empresa Águas de Votorantim – O vereador Pastor Lilo (DEM) apresentou requerimento, no qual solicita que a atual administração, por meio do órgão competente, informe qual é o número de ocorrências registradas pela empresa concessionária Águas de Votorantim, no município neste último ano.
O parlamentar quer saber quantas dessas ocorrências foram resolvidas, qual o tempo de espera do munícipe desde a abertura da ocorrência até a resolução da mesma, quantas ligações residenciais de água e esgoto de nosso município estão cadastradas na Empresa Águas de Votorantim e, quais ações foram realizadas no último ano para melhorar a qualidade do atendimento aos votorantinenses pela Empresa Águas de Votorantim.
 
Segurança da ponte no bairro Jardim Toledo –  Cirineu Barbosa (PMN), em seu requerimento, questionou se é de conhecimento do Poder Executivo, as atuais condições de segurança na ponte existente na rua José Martins Rodrigues, próximo ao imóvel nº 352, no bairro Jardim Toledo, onde passa o Córrego do Vidal.
O parlamentar quer saber por qual motivo ainda não foi realizada a devida manutenção no local, e se o Executivo poderia melhorar o espaço para travessia dos pedestres na ponte, construindo uma travessia exclusiva, em um dos lados da ponte. Cirineu solicitou ainda, uma análise urgente da situação de abandono do Córrego do Vidal, e que seja realizada uma limpeza do córrego, no trecho que passa sob a ponte da rua José Martins Rodrigues, no bairro Jardim Toledo.
 
Cobrança fracionada pelo uso da Zona Azul – O vereador Ita (CIDADANIA) apresentou requerimento, no qual questiona se a atual administração municipal poderia estudar a possibilidade de implantar a “cobrança fracionada pelo uso da Zona Azul”, em Votorantim, de forma que os motoristas paguem apenas pelo tempo de uso do estacionamento rotativo.
 
Utilização do prédio público antigo “Postão” –  Murilo Piatti (PSDB) apresentou requerimento questionando se o prédio público localizado entre as ruas Antônio Walter, Isaltino Dias e João Walter, o antigo “Postão”, continuará sendo utilizado para atendimento aos pacientes com Covid-19.
Murilo quer saber se existe uma previsão para o encerramento do atendimento para esses casos, e qual atividade será destinada ao referido prédio: se voltará a funcionar como Centro de Especialidade Odontológica (Saúde Bucal), ou como Centro de Especialidades Médicas após o encerramento do atendimento aos pacientes com Covid-19.
 
Atuação do Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência no município –  Rogério Lima (PP) quer saber se o Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência está ativo no município, quem são os seus membros representantes, e quais ações estão sendo deliberadas por este conselho para assegurar os direitos da pessoa com deficiência.
 
Aprovado projeto que inclui “Corrida de Pedestres” e “Caminhada da Emancipação” em Votorantim

Foi aprovado durante a sessão ordinária desta terça-feira (14), o Projeto de Lei nº 70/21, de autoria do vereador Cesar Silva (CIDADANIA), que inclui a “Corrida de Pedestres” e a “Caminhada da Emancipação” no calendário oficial do município, a ser realizada anualmente no mês de dezembro, durante as atividades da “Semana da Emancipação”.
 
Segundo o autor da lei, “a importância da “Corrida de Pedestres” e “Caminhada da Emancipação”, como parte da programação de aniversário da Emancipação Político Administrativa de Votorantim, no dia 8 de dezembro, é para que a população possa se sentir parte das comemorações, e possa ter entretenimento e lazer gratuito. Considerando que a cidade promove a tradicional “Corrida de São João” sempre no mês de junho, dentro da programação da Festa Junina. Então, podemos contar com a possibilidade de um evento nos mesmos moldes, inclusive incluindo categorias: masculino, feminino, infantil, PCD (Pessoas com Deficiência) e servidores municipais. A ação viria a abrilhantar ainda mais as atividades alusivas ao aniversário da cidade, que no dia conta somente com o desfile comemorativo, sempre realizado no período da tarde, desta forma ficaria a sugestão da “Corrida da Emancipação”, na parte da manhã, com isso, passando a ter uma opção a mais de participação de toda a família”, explicou Cesar.
 
O projeto segue agora para sanção do Executivo e deve entrar em vigor após sua publicação no Diário Oficial do Município.
 
Aprovado projeto que cria a Semana Lixo Zero no Município de Votorantim
 
O Projeto de Lei nº72/2021, de autoria do vereador Murilo Piatti (PSDB), que institui a “Semana Lixo Zero em Votorantim”, foi aprovado durante a sessão legislativa desta terça-feira (14). A “Semana Municipal do Lixo Zero”, a ser comemorada anualmente na primeira semana do mês de agosto de cada ano, será realizada como instrumento de política pública socioambiental e tem como objetivos fomentar a economia solidária e a inclusão social; propor soluções para a redução, reutilização, reciclagem, compostagem e não geração de resíduos sólidos; promover ações educativas e de conscientização sobre a temática; incentivar o consumo consciente; realizar palestras, fóruns, seminários e eventos em geral sobre a temática dos resíduos sólidos, bem como ações coletivas de limpeza em espaços públicos do município e disseminar e proporcionar a produção científica e acadêmica.
 
“Tenho a honra de submeter à análise desses nobres pares o Projeto de Lei, que institui em Votorantim, a “Semana Municipal do Lixo Zero” que visa conscientizar, mobilizar e incentivar a mudança de hábitos de toda a sua população, através de discussões e reflexões quanto à prática na gestão de resíduos, integrando, assim, diversas áreas do conhecimento e vários setores da sociedade.”, explicou Murilo.
 
De acordo com a redação do projeto, o mesmo, acata o recomendado pela Agenda 2030 e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), a Política Nacional do Meio Ambiente (Lei 6.938/81), e a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010). O conceito de Lixo Zero baseia-se no máximo aproveitamento e correto encaminhamento de resíduos recicláveis e orgânicos e a redução ou até mesmo o fim do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários. Essa gestão Lixo Zero também como um conceito de vida, tanto urbana quanto rural, na qual o indivíduo e todas as organizações das quais ele faz parte passam a refletir, se tornando conscientes dos caminhos e finalidades de seus resíduos.
 
O projeto segue agora para sanção do Executivo e deve entrar em vigor assim que publicado no Diário Oficial do município.
 
Aprovado projeto que Institui o “Dia Municipal do Chef de Cozinha”
 
Foi aprovado durante a sessão legislativa desta terça-feira (14), o Projeto de Lei nº 75/2021, de autoria do vereador Ita (CIDADANIA), que insere no calendário oficial do município o “Dia Municipal do Chef de Cozinha”, a ser comemorado em 15 de junho. Entre os objetivos da criação desta data comemorativa, estão: difundir o trabalho do chef de cozinha; incentivar a prática da gastronomia, profissão de grande relevância para o país e homenagear o chef votorantinense Juliano do Carmo Garcia, 42 anos, que morreu nesta data.
 
“Este projeto tem como objetivo homenagear o chef Juliano do Carmo Garcia, que faleceu em 15 de junho de 2021, vítima de traumatismo craniano, depois de sofrer um acidente de moto e ainda ficar dez dias internado no Conjunto Hospitalar de Sorocaba. Ele tinha 42 anos, era pai de três filhos e um profissional era muito conhecido pelas delícias servidas na padaria fundada pela sua família, grande referência da gastronomia em Votorantim e região”, justificou Ita.
 
O projeto agora segue para sanção do Executivo e deve entrar em vigor após a sua publicação no Diário Oficial do Município.
 
Fonte:
Setor de Comunicação
Câmara Municipal de Votorantim
(15) 3353-7300 - ramal 11 ou 36
Boulevard Antonio Festa, 88 - Centro

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário