sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Heber apresenta projeto que proíbe fogos de artifícios que causam poluição sonora

Vereador Heber Martins (PDT)

O vereador Heber Martins (PDT), apresentou na última Sessão Legislativa, o Projeto de Lei nº 005/19, que visa a proibição do manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de estampidos, artifícios e de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso em Votorantim.

De acordo com o autor do projeto, o objetivo é evitar prejuízos causados pelos fogos tanto a saúde humana, em especial de crianças, idosos, pessoas com transtornos mentais, com síndrome de Down, autistas e de pessoas com deficiência auditiva que utilizam aparelhos, quanto a de animais, bem como reduzir o número de acidentes causados pela queima desses fogos.

“Muitos munícipes nos procuraram, até mesmo recebemos através das redes sociais muitas reclamações com relação ao barulho. Então, nós temos que ouvir o que a população votorantinense está falando e baseado nisso, nós achamos melhor trazer esse projeto para dentro da Câmara para debatermos”, explicou o vereador.

Heber defende o projeto, afirmando que várias cidades do país já tomaram essa medida de proibir a soltura dos fogos de artifício sonoros. “Não é novidade, Campos do Jordão, no interior paulista, Ubatuba e Ilhabela, Alfenas, em Minas Gerais, e Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, entre outras, já fizeram esse projeto. Então nós entendemos que já é hora de Votorantim avançar nesse assunto”, completou Heber.

O parlamentar ressalta que a proposta não causará desemprego ou prejuízo aos comerciantes, uma vez que os fogos de vista poderão ser vendidos, substituindo perfeitamente os outros tipos de artefatos.

O projeto agora será encaminhado às comissões permanentes da Câmara e posteriormente enviado para votação. Depois de aprovado a Lei entrará em vigor na data de sua publicação, servindo para orientar e provocar uma mudança de comportamento que garanta mais segurança e tranquilidade às pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário