segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Menosprezo, falta de responsabilidade com a Mata Nativa de Votorantim

Como se pode acreditar que há interesse e  trabalho sério da Secretaria do Meio Ambiente de Votorantim se, nas margens do Rio Sorocaba que corta o centro de Votorantim, encontra-se com sua mata nativa devastada.

Nas fotos abaixo, de 07 de janeiro de 2019, vemos que a Leucaena leucocephala, conhecida como Leucena, uma árvore considerada entre as 100 piores da biodiversidade, devido a sua resistência e capacidade de sobrepor às plantas nativas destruindo o ecossistema e se impondo drasticamente.

Mais um governo que não se importa em melhorar as margens do rio que, desde a divisa com a cidade de Sorocaba até o centro de Votorantim se omite a essa infeliz realidade. Sem mencionarmos que a invasão está se verificando nos parques, estradas, áreas particulares, etc...

 


 

 


Opinião: Poderíamos aos poucos, com baixo custo, ir extraindo e limpando o solo, trocando a Leucena por plantas nativas e organizando ilhas de árvores frutíferas, além de podermos ter um visual mais bonito, teríamos áreas mais limpas, por que em todo o ano a Leucena produz milhares de sementes que são jogadas e levadas por todo o canto da cidade, e suas vagens secas, sujam todas as vias. Outra resposta, no futuro, é a volta de abelhas, pássaros que buscariam alimentos como resultado desse trabalho.



Assista também:
Reportagem de Sergipe Rural:

Leucena Invasão de 2015:

Nenhum comentário:

Postar um comentário