domingo, 2 de fevereiro de 2025

Comunidade quilombola tenta marcar reunião com prefeito de Votorantim

Representantes da Comunidade Quilombola José Joaquim de Camargo, em Votorantim, tentam agendar uma reunião com o prefeito Weber Manga (Republicanos) para discutir questões como infraestrutura, saúde e assistência social. No entanto, apesar das tentativas de contato, ainda não houve retorno da prefeitura.
 
Uma das demandas a ser discutida é a falta de estrutura no caminho que dá acesso às escolas. De acordo com o presidente da Associação Quilombos Camargo Fernandes, Alifer Camargo, as crianças precisam passar por um barranco de difícil acesso. Quando chove, a situação é ainda pior. “Fica cheio de barro e as crianças têm dificuldade para caminhar até o local”, conta.
 
A comunidade do bairro Votocel sente falta também de visitas de equipes da saúde da família, além de assistência social, como a entrega de cestas básicas e medicamentos. Outra questão está relacionada à falta de energia.
 
Em agosto de 2024, o Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação para que a Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL), a Prefeitura de Votorantim e a União fossem  obrigadas a levar energia elétrica ao quilombo. Em liminar expedida em setembro de 2024, a Justiça Federal deu 120 dias para o Executivo providenciar a estrutura necessária para a implantação do serviço.
 
No entanto, Alifer alega que o prazo terminou na sexta-feira (31) e a prefeitura sequer teria ido visitar o local. “A Prefeitura tem de cumprir e a gente sabe que não vai. Nem vieram nos visitar. A CPFL veio, fez visita, fez projeto, mas a prefeitura não fez o papel dela”, diz. “Primeiro, a prefeitura tem de vir fazer a infraestrutura, depois a CPFL faz a ligação da rede elétrica e, por último, a prefeitura faz a iluminação pública.”
 
Em matéria publicada pelo Cruzeiro do Sul, assinada pelo repórter Vinicius Camargo e publicada em 29 de janeiro, a Prefeitura de Votorantim informou que a instalação dos postes e da rede de energia pela CPFL estava programada para hoje (2). Após esta execução, de acordo com o Executivo, a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), por meio do contrato de manutenção, deverá providenciar os braços e as luminárias.
 
Por sua vez, a CPFL Piratininga disse, na ocasião, não comentar ações em andamento. “A empresa sempre cumpre as determinações judiciais e reforça que permanece à disposição das autoridades competentes para os esclarecimentos necessários sobre o caso.”
 
O Cruzeiro, então, entrou em contato novamente com a prefeitura para saber se há interesse em receber o representante da comunidade quilombola. A Administração Pública reafirmou a data programada para a instalação do postes para hoje (2), mas não respondeu se irá receber o líder do quilombo. “Após essa execução, a Secretaria de Serviços Públicos, por meio do contrato de manutenção, deverá providenciar os braços e as luminárias. A responsabilidade pela ligação de energia elétrica nos imóveis é da CPFL”, finaliza.
 
 
Fonte: Jornalista - Vanessa Ferranti
 
 
Patrocinio:

Faça seu próprio orçamento sem compromisso



 

Caminhada e ginástica terapêutica marcam o encerramento do Janeiro Branco em Votorantim

A atividade foi realizada nesta sexta-feira, 31 de janeiro de 2025, para promover a saúde mental e emocional
 
A Prefeitura de Votorantim promoveu nesta sexta-feira (31) uma atividade com os usuários dos três Centros de Atenção Psicossocial (Caps) para marcar o encerramento do Janeiro Branco, uma campanha nacional dedicada à promoção da saúde mental e emocional. O grupo fez uma caminhada e participou de uma aula de ginástica terapêutica chinesa denominada Lian Gong no Aquário Cultura.
 
A atividade contou com aproximadamente 30 usuários do sistema de saúde mental de Votorantim. Os participantes saíram da sede do Caps II, no Jardim Icatu, e seguiram a pé até o Aquário Cultura - situado ao lado da praça Lecy de Campos.
 
No prédio, o grupo participou de uma aula de Lian Gong ministrada por um professor de Educação Física vinculado à Secretaria de Esportes. Um breve resumo da importância do Janeiro Branco também foi explanado por representantes do Departamento de Saúde Mental.  
 
Em Votorantim, a rede de saúde mental tem três Caps. As unidades se constituem nas modalidades Caps II (atendimento a usuários com transtornos mentais a partir de 18 anos), Caps AD (pessoas com problemas decorrentes do abuso e dependência de álcool e outras drogas) e Caps IJ (para crianças e adolescentes com até 17 anos)..
 
Os Caps são serviços de saúde de caráter aberto e comunitário voltados aos atendimentos de pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental. Incluem indivíduos com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras substâncias, que se encontram em situações de crise ou em processos de reabilitação psicossocial.
 
 
Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Votorantim
 

Faça seu próprio orçamento sem compromisso



Agentes da Zoonoses vistoriam 250 imóveis por dia no combate ao mosquito da dengue

O combate à dengue é feito por 23 agentes de saúde em Votorantim. Em média, 250 imóveis são visitados por dia, mas o número poderia ser maior caso não houvesse a recusa dos moradores em permitir o acesso ao interior das residências.
 
De acordo com o cálculo da Zoonoses, em média, 30 imóveis não são acessados pelos agentes durante um dia de trabalho. Os motivos são a ausência de pessoas no local no momento da abordagem ou a recusa em permitir a entrada dos profissionais da saúde para a prevenção e eliminação do mosquito transmissor da dengue.
 
A atividade nos imóveis é planejada de acordo com o risco de proliferação do mosquito, medido através da vulnerabilidade social e densidade larvária. Durante as visitas, os agentes explicam à população que a melhor forma de prevenção da dengue é eliminar a água armazenada.
 
Os agentes atuam sempre uniformizados, identificados com coletes e crachás. Em caso de dúvida, a população pode entrar em contato com a Zoonoses por meio do telefone (15) 3243-3807.

 
Prevenção
 
A equipe da Zoonoses orienta a população a manter a caixa d'água bem fechada, além de lavar semanalmente com escova e sabão os tanques de armazenamento de água. Em relação aos vasos de plantas, o ideal é retirar os pratinhos situados na base, pois eles acumulam água e tornam-se criadouros do mosquito. Outros cuidados precisam ser tomados com as bandejas de geladeira, com ralos e vasos sanitários sem uso e materiais inservíveis pelo quintal.
 
Já os materiais inservíveis, como latas e garrafas, não devem ser acumulados em locais abertos. O ideal é que esses produtos sejam destinados à coleta de resíduos sólidos. Outra dica é colocar o lixo em sacos plásticos bem vedados.
 
Os imóveis também necessitam de atenção. As calhas precisam estar sempre limpas e a água não deve ficar acumulada sobre as lajes.
 

Casos confirmados
 
Votorantim registrou apenas sete casos confirmados de dengue em janeiro de 2025, número bem menor comparado aos 296 no mesmo período do ano passado. Apesar desse dado positivo, o mais recente índice da Avaliação de Densidade Larvária (ADL) revela que a cidade está em estado de alto risco. Em 600 imóveis visitados neste mês de janeiro, 45 apresentaram larvas do mosquito transmissor da doença.
 
O trabalho preventivo e de combate ao mosquito é feito diariamente pela Zoonoses. A equipe realiza ações de nebulização, bloqueio e controle de criadouros em residências, escolas, ferros-velhos, borracharias, pontos de reciclagem e áreas públicas da cidade.
 
O atual ADL revelou o índice de 7,5 em Votorantim. A classificação é considerada de alto risco (a partir de 4%). A avaliação é feita de forma trimestral e, além de mensurar a infestação de larvas na cidade, serve também para a Zoonoses direcionar algumas ações em áreas com mais criadouros.
 
De acordo com os dados de janeiro, as regiões com maior índice foram centro, Rio Acima, Vila Nova, Parque Bela Vista, Monte Alegre e Serrano. Os criadouros com mais presença de larvas foram pratos de plantas e vasos de plantas na água.
 
 
Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Votorantim


Patrocinado:
 
Faça seu próprio orçamento sem compromisso

Antes e Depois
Assista

Escolas municipais são preparadas para a volta às aulas em Votorantim

A Prefeitura de Votorantim iniciou nesta semana um trabalho de zeladoria nas escolas municipais. O mato alto tem sido roçado para deixar as unidades mais limpas e adequadas antes do início das aulas do sistema municipal de ensino, marcado para o dia 5 de fevereiro.
 
A roçagem tem sido feita por uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), em parceria com a Secretaria de Educação (Seed). O mutirão já passou por 25 escolas e a previsão é encerrar o trabalho na véspera do início das aulas.
 
Neste ano, o sistema municipal de ensino terá 11.100 alunos matriculados em 59 instituições da cidade. As escolas são voltadas à educação infantil (parcial e integral) e ao ensino fundamental.
 
 
Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Votorantim


Patrocinado:

Faça seu próprio orçamento sem compromisso

https://cotevcmesmo.apvs.vc/

Antes e Depois
Assista