quinta-feira, 27 de junho de 2024

Câmara de Votorantim realiza a 21ª Sessão de 2024

A Câmara Municipal de Votorantim realizou, nesta terça-feira, 25 de junho de 2024, a 21ª Sessão Ordinária. Na pauta do dia, foram votados e aprovados cinco requerimentos de autoria dos parlamentares, dois requerimentos especiais e uma moção.
 
 
Requerimentos
 
Foram discutidos e aprovados cinco requerimentos que trataram dos seguintes assuntos: visitas domiciliares periódicas para desenvolvimento da criança na primeira infância; projeto para integração de parques ecológicos das Unidades de Conservação ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC); Unidades Básicas de Saúde (UB´s) e de Estratégia de Saúde da Família (ESF) em funcionamento no município; mudança de acesso da entrada e saída dos alunos da escola Profª Betty de Souza Oliveira e galpão abandonado na Avenida Jaziel de Azeredo Ribeiro.
 
Os requerimentos aprovados seguem para o Executivo, com prazo regimental para serem respondidos.
 
 
Homenagem
 

O vereador Ita (PRD), prestou homenagem a Barraca da Paróquia Nossa Senhora Aparecida pelo escondidinho de Banana, eleito o prato favorito e melhor prato doce da Festa Junina de Votorantim de 2024 no concurso Viva+Gastronomia.

 

Já o presidente da Câmara, vereador Cirineu Barbosa (PL), homenageou Benedicto de Jesus Turíbio, vanguardeiro que fez parte da história da emancipação de Votorantim. 
 
 
Moção
 
Ainda nesta Sessão, foi votada e aprovada a Moção de apoio nº01/24, de autoria do vereador Ita (PRD), pela aprovação do PLC º07/24, que trata da reestruturação das carreiras dos policiais civis do quadro da Secretaria de Segurança Pública, que está em trâmite na ALESP – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.  
 
 
Próxima Sessão
 
A próxima Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Votorantim acontece no dia 02 de julho, a partir das 9h. Na pauta está prevista a discussão e votação do Projeto de Lei nº20/24, de autoria da Prefeita Municipal, que trata das Diretrizes Orçamentárias – LDO - para o exercício de 2025.
 
Conforme o ATO nº 11, de 10 de junho de 2024 da mesa diretora, estão suspensas as transmissões, publicações e vídeos no site e redes sociais e transmissão de eventos e gravações de Podcast, com o intuito de garantir a igualdade de oportunidades entre candidatos no pleito eleitoral do ano de 2024.
 
Com isso, o portal da Câmara e as redes sociais do Legislativo terão suas atualizações suspensas até o final das Eleições 2024. Já a Lei da Transparência, apesar de também suspensa, continuará a ser respeitada e cumprida pelo Legislativo Votorantinense, sendo assim, todos os documentos seguirão disponíveis no Portal do Legislativo, assim como a pautas das sessões.
 
 
Gaguinho quer informações sobre funcionamento de UBS’s e ESF no município


O vereador Gaguinho (PMB) apresentou durante a 21ª Sessão realizada nesta terça-feira (25), requerimento no qual solicita informações sobre o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e de Estratégia de Saúde da Família (ESF) instaladas no município.
 
O vereador questiona se todas essas unidades estão em pleno funcionamento, e, em caso negativo, quais delas não estão funcionando e qual o quadro de funcionários efetivos dessas unidades, a partir de um organograma que englobe desde a gerência até os diversos profissionais que nelas atuam.
 
Gaguinho pede ainda que a Prefeitura informe quais Unidades de Saúde são administradas por empresas do terceiro setor, em Votorantim, quais são essas empresas e como está estruturado o quadro de funcionários de cada uma delas.
 
Além disso, ele questiona quantos pacientes, em média, são atendidos diariamente em cada unidade, quais são os horários de atendimento e qual foi o valor aplicado na saúde de Votorantim no primeiro semestre de 2024.
 
Segundo o parlamentar, apesar dos incrementos nos recursos financeiros direcionados à área da Saúde ao longo dos anos, tanto os munícipes quanto os profissionais da saúde têm demonstrado insatisfação e preocupação diante da escassez de médicos disponíveis para atendimento à população.
 
O parlamentar destaca que muitas prefeituras têm adotado a gestão compartilhada como estratégia para suprir a crescente demanda por serviços de saúde, inclusive, permitindo que organizações sociais assumam atividades correlatas no âmbito da saúde, mediante fiscalização das agências reguladoras ou do próprio Poder Executivo. Nesse sentido, é essencial compreender a realidade e a efetividade desse modelo de gestão no município de Votorantim, a fim de avaliar sua eficácia e identificar possíveis oportunidades de aprimoramento do sistema de saúde local.
 
 
Luciano Silva pede mudança na saída de escola municipal para segurança de pais e alunos
 

Preocupado com a segurança de pais e alunos, Luciano Silva (Podemos) apresentou, durante a 21ª Sessão, nesta terça-feira (25), requerimento solicitando que a Prefeitura informe sobre a possibilidade da Secretaria de Educação providenciar a mudança de acesso da entrada e saída dos alunos da EMEIEF “Prof.ª Betty de Souza Oliveira”, da Rua Vitória Bertolomais Maschetto para a Rua Norberto Correia da Silva, na Vila Domingues.
 
Segundo o vereador, ele tem recebido reclamações de pais de alunos sobre os horários de entrada e saída de alunos, por conta do intenso fluxo de veículos na rua lateral da escola, onde fica o portão para a entrada e saída dos alunos, sendo que essa situação tem trazido preocupações aos pais.
 
Ainda de acordo com o parlamentar, moradores vizinhos e pais de alunos sugerem que o setor competente mude o acesso da entrada e saída dos alunos para a Rua Norberto Correia da Silva, já que essa via está localizada nos fundos da escola, onde há pouco movimento de carros, sendo mais viável para a entrada e saída dos alunos com mais segurança e com mais espaço para estacionamento de vans escolares e demais veículos.
 
 
Rogério Lima cobra programa para o desenvolvimento da criança na primeira infância
 

O vereador Rogério Lima (Republicanos) apresentou requerimento questionando a atual Administração Municipal, se existe algum programa municipal voltado à realização de visitas domiciliares periódicas, por profissional capacitado bem como, ações complementares que apoiem as gestantes e suas famílias, e favoreçam o desenvolvimento da criança na primeira infância.
 
O requerimento apresentado durante a 20ª Sessão, realizada na terça-feira (18), questiona o funcionamento desse programa e, se o Poder Público Municipal tem criado frentes de trabalho para atender o artigo 101, Inciso I do Decreto Federal nº 9.579, de 22 de novembro de 2018.
 
De acordo com o requerimento do parlamentar, as crianças são as mais afetadas pelo círculo vicioso da pobreza, e uma prova disso é que dados do Ministério do Desenvolvimento Social (2018) mostram que o Brasil tem aproximadamente 20 milhões de crianças com até seis anos de idade, e uma em cada três delas é beneficiária do Programa Bolsa Família.
 
O parlamentar cita o Art. 5º, da Lei Federal nº 13.257, de 2016 que menciona que é área prioritária, entre outras, a Saúde, para o desenvolvimento pleno das políticas públicas voltadas à primeira infância.
 
 
Fonte:


 




Viaje com a APEVO


Nenhum comentário:

Postar um comentário