quinta-feira, 20 de junho de 2024

Câmara de Votorantim realiza a 20ª Sessão de 2024

A Câmara Municipal de Votorantim realizou, nesta terça-feira, 18 de junho de 2024, a 20ª Sessão Ordinária. Na pauta do dia, foram votados e aprovados seis requerimentos de autoria dos parlamentares e um requerimento especial.
 
 
Requerimentos
 
Nesta Sessão, seis requerimentos foram discutidos e aprovados. Os assuntos em discussão foram: trânsito entre as ruas Anália Pereira, Pedro de Souza e avenida José Gonçalves no Jardim Europa; instalação de comedouros e bebedouros para animais de rua; fortalecimento da coleta seletiva no município; mapeamento de locais com maior incidência de abandono de animais; plano para implantação de segregação de massa e programa para acompanhamento de crianças na primeira infância.
 
Os requerimentos aprovados seguem para o Executivo, com prazo regimental para serem respondidos.
 
 
Homenagem
 

O segundo secretário da Mesa Diretora, vereador Zelão (PT), prestou homenagem a Sandro José Martins Sampaio por seus 40 anos de profissão em um dos mais conhecidos salões da cidade, o “Salão Sandro Boava”.
 
 
Próxima Sessão
 
A próxima Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Votorantim acontece no dia 25 de junho, a partir das 9h. Conforme o ATO nº 11, de 10 de junho de 2024 da mesa diretora, estão suspensas as transmissões, publicações e vídeos no site e redes sociais e transmissão de eventos e gravações de Podcast, com o intuito de garantir a igualdade de oportunidades entre candidatos no pleito eleitoral do ano de 2024. 
 
Com isso, o portal da Câmara e as redes sociais do Legislativo terão suas atualizações suspensas até o final das Eleições 2024. Já a Lei da Transparência, apesar de também suspensa, continuará a ser respeitada e cumprida pelo Legislativo Votorantinense, sendo assim, todos os documentos seguirão disponíveis no Portal do Legislativo, assim como a pautas das sessões.
 
 
Luciano Silva quer Departamento de Bem-Estar do Animal para o atendimento de casos de maus tratos e abandonos de animais


Após receber reclamações referentes ao tratamento sobre animais em situações de rua e também em situação de maus tratos, o vereador Luciano Silva (Podemos) apresentou durante a 20ª Sessão, realizada na terça-feira (18), requerimento no qual questiona se o Executivo tem um mapeamento dos pontos onde há maior ocorrência de abandono de animais em nosso município.
 
Segundo o parlamenta, muitas pessoas que reclamam dessa situação de abandono dos animais fazem denúncias ao departamento de zoonoses e também à Guarda Civil Municipal (GCM) e, na maioria das vezes, esses órgãos sequer enviam um funcionário para averiguar o local da denúncia e, mesmo quando a GCM faz a devida averiguação, a pessoa fica de mãos atadas, pois não tem amparo de um setor responsável, para acompanhar a ocorrência e dar sequência ao resgate do animal.
Segundo os relatos recebidos pelo parlamentar, animais estão sendo abandonados em diversos locais, como por exemplo: em frente ao Cemitério Municipal, em frente à Fábrica Votoran, na antiga “Estrada da Light”, e, até mesmo nas proximidades do Terminal Rodoviário Urbano “João Souto”, na região central da cidade.
 
Ainda de acordo com o requerimento, quando ocorre um atropelamento de um animal (cachorro ou gato) nas vias públicas do município ou até mesmo em situação de risco, são os protetores de animais independentes que se mobilizam para o resgate e demais cuidados com os animais sem saber a quem recorrer. Muitos ligam para a GCM, porém, infelizmente este não é o órgão competente para o atendimento deste tipo de demanda.
 
Luciano afirma que Votorantim necessita de um Departamento de Bem-Estar do Animal que esteja ligado à Secretaria de Meio Ambiente para o atendimento de casos de maus tratos e abandonos de animais e outras ocorrências do tipo e questiona se existe alguma assistência do Poder Público, quando ocorrem situações de atropelamentos, de maus tratos e de abandonos de animais, em nosso município ou se existe algum tipo de parceria ou estudo para amenizar esses casos já que a GCM e o Departamento de Zoonoses não têm estruturas para atender a essa demanda.
 
Diante disso, Luciano questiona também se a Prefeitura tem algum plano de ação para monitoramento dessas áreas e conscientização dos munícipes contra o abandono de animais e qual ação tem sido feita nesse sentido. Outro ponto questionado por Luciano é sobre a possibilidade de uma ação conjunta entre GCM, Polícia Militar, Departamento de Zoonoses e Secretaria de Meio Ambiente para inibir esse tipo de ocorrência.
 
 
Gaguinho quer a construção de rotatória entre o Jardim Europa e o bairro Itapeva
 

O vereador Gaguinho apresentou durante a 20ª Sessão, realizada nesta terça-feira (18), requerimento no qual sugere a construção de uma rotatória no referido cruzamento entre a Rua Anália Pereira com a Rua Pedro de Souza Camargo sanar o problema do congestionamento no local.
 
Segundo o parlamentar, ele tem constantemente recebido diversas denúncias e reclamações de munícipes que fazem uso da Rua Anália Pereira com a Rua Pedro de Souza Camargo e a Avenida José Gonçalves Romero, entre o Jardim Europa e o bairro Itapeva, devido à falta de sinalização e direcionamento para os condutores que trafegam pelo local.
 
Gaguinho afirma que foi recentemente “marcado na rede social” por um morador que relatou que este cruzamento fica intransitável em horários de pico e, principalmente, quando há cultos nas igrejas da região. Além disso, o morador relatou também que acontecem muitos acidentes nesse local, envolvendo, principalmente, colisões.
 
O vereador quer saber se já existe algum estudo visando melhorias no local e em caso positivo, solicita que seja enviado o relatório para que os moradores interessados possam ser informados. E caso não seja possível a realização de estudos visando a construção de uma rotatória no cruzamento nas vias citadas Gaguinho quer saber qual o impedimento.
 
 
Rogério Lima cobra programa para o desenvolvimento da criança na primeira infância
 

O vereador Rogério Lima (Republicanos) apresentou requerimento questionando a atual Administração Municipal, se existe algum programa municipal voltado à realização de visitas domiciliares periódicas, por profissional capacitado bem como, ações complementares que apoiem as gestantes e suas famílias, e favoreçam o desenvolvimento da criança na primeira infância.
 
O requerimento apresentado durante a 20ª Sessão, realizada na terça-feira (18), questiona o funcionamento desse programa e, se o Poder Público Municipal tem criado frentes de trabalho para atender o artigo 101, Inciso I do Decreto Federal nº 9.579, de 22 de novembro de 2018.
 
De acordo com o requerimento do parlamentar, as crianças são as mais afetadas pelo círculo vicioso da pobreza, e uma prova disso é que dados do Ministério do Desenvolvimento Social (2018) mostram que o Brasil tem aproximadamente 20 milhões de crianças com até seis anos de idade, e uma em cada três delas é beneficiária do Programa Bolsa Família.
 
O parlamentar citou Art. 5º, da Lei Federal nº 13.257, de 2016 que menciona que é área prioritária, entre outras, a Saúde, para o desenvolvimento pleno das políticas públicas voltadas à primeira infância.
 
 
Fonte:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário