quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Secretaria de Educação finaliza projeto de Cultura de Paz nas escolas


A Secretaria de Educação de Votorantim (Seed), finalizou nesta terça-feira, 26 de novembro de 2019, o PROJETO PELA MOBILIZAÇÃO SOCIAL DE CULTURA DE PAZ NAS ESCOLAS. No encerramento, a pasta realizou uma atividade na Praça de Eventos “Lecy de Campos” para demonstrar as ações e resultados obtidos, a qual contou também com a apresentação da Banda Marcial de Votorantim.

Durante o projeto, a Secretaria de Educação desenvolveu neste ano, em parceria com o Programa Votorantim pela Educação (PVE), do Instituto Votorantim e Suzano, uma ação de Cultura de Paz nas escolas municipais. A atividade possibilitou treinamentos nas áreas da gestão educacional e formação em gestão escolar aos diretores e coordenadores indicados pela Seed, trabalhando este tema diretamente com cerca de 2 mil alunos, envolvendo pais e comunidade.

A ação foi estendida a todas as escolas da rede municipal para que, dentro das salas de aula, os professores incentivassem a criatividade dos alunos. As unidades escolheram os trabalhos que mais se destacaram, resultando em 52 desenhos que, juntos, foram consolidados em uma única arte, criando o selo “Votorantim por uma Cultura de Paz”, instituído por meio de projeto de Lei aprovado pela Câmara Municipal. O selo será estampado em todos os documentos oficiais, repartições públicas e documentos públicos.

Conforme explica o secretário de Educação, Tiago Araújo, o PVE proporcionou um engajamento social, trazendo as famílias para dentro das escolas e, ao mesmo tempo, motivou os alunos para disseminar a cultura de paz na cidade de Votorantim. “É um avanço nas relações interpessoais e no convívio social, além de um crescimento pessoal para cada uma das nossas crianças”.

O titular da pasta ressalta que a iniciativa surgiu após o atentado na cidade de Suzano. “O objetivo foi tratar especialmente as emoções das crianças. O ser-humano busca ser feliz e a educação trabalha para formar profissionais, como engenheiros, médicos. No entanto, sabemos que a formação profissional não basta para assegurar a felicidade”, frisou.

Além disso, a Lei nº 9.394, que estabelece as diretrizes e bases da educação, dispõe no artigo 12 que os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de promover medidas de conscientização, prevenção e combate a todos os tipos de violência, especialmente a intimidação sistemática (bullying) no âmbito das escolas, bem como estabelecer ações destinadas a promover a cultura de paz nas unidades, as quais foram incluídos pela Lei nº 13.663, de 2018.


Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário