quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

Novo arcebispo de Sorocaba diz que assume missão "com disposição e vontade de trabalhar"

O novo arcebispo de Sorocaba (SP), Dom José Roberto Fortes Palau, de 60 anos, nomeado no dia 8 de janeiro de 2026, deve assumir a arquidiocese no dia 28 de fevereiro, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Ponte.
 
Em entrevista exclusiva ao g1, o novo arcebispo comentou sobre a sua chegada à cidade e a missão de assumir a cátedra, a cadeira do bispo, antes ocupada por Dom Júlio.
 
"Eu recebi com surpresa. Estou há seis anos aqui à frente da Diocese de Limeira (SP). No final de 2025, eu já havia preparado tudo para este ano. Foi quando o núncio apostólico, Dom João Batista, me ligou avisando que o papa Leão XIV havia me transferido para Sorocaba (SP)", diz.
 
Após a nomeação como novo arcebispo, Dom José participou de uma videoconferência com o administrador apostólico, padre Fernando Giulli e, com os padres que estavam na Cúria Diocesana,  lembrou de uma frase de Dom Júlio sobre a Arquidiocese de Sorocaba.
 
"Dom Júlio dizia que a melhor arquidiocese era onde ele estava. Bom, para mim, a partir de agora, a Arquidiocese de Sorocaba é a melhor do Brasil. Assim como eu disse aos padres, eu repito: vou com muita disposição e vontade de trabalhar pela Igreja e pelo povo", disse Dom José.
 
Dom José também lembrou da tradicional Romaria de Aparecidinha, que acontece todos os anos desde 1899. O arcebispo disse que ela continuará tendo o apoio da arquidiocese para que a tradição seja mantida.
 
Ele lembrou também dos desafios da Igreja Católica, entre eles, a missão de evangelizar de forma que todos, sem distinção, possam "vivenciar a beleza do evangelho e do amor ao próximo, assim como Jesus Cristo fez".
 
"É um grande desafio, e temos que propor e não impor o evangelho. Mostrar a beleza dele, a mensagem de Cristo e levar à adesão de todas as pessoas, ser uma Igreja que aproxima e não que distancia. O saudoso papa Francisco I dizia o seguinte: 'A melhor forma de a Igreja evangelizar é ser atraente, de forma que as pessoas sintam vontade de aceitar e aderir à Igreja'. E formar a consciência das pessoas para que elas façam as opções com muita responsabilidade", lembra o bispo.
 
 
“Igreja é de todos”
 
Em tempos de polarização, Dom José Roberto enfatiza que a Igreja é um lugar de oração e que acolhe todos os fiéis, sem exceções.
 
"A Igreja não tem nenhum partido. Ela é de todos, sem distinção. Ela prega o evangelho de Jesus Cristo para todos, sem exceção, e que elas busquem sempre o bem e o amor ao próximo", comenta.
 
A juventude também será um dos desafios da Igreja, segundo o bispo. Dom José lembra da necessidade de deixar o evangelho atraente para eles, e que possam enxergar a Igreja com um novo olhar.
 
"São João Paulo II, no final dos anos 1980, já havia percebido isso, e ele criou a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) para atrair os jovens e mostrar o evangelho, que é um desafio. Essa juventude gosta de desafios e eles podem ajudar a fazer um mundo melhor", lembra.
 
Por fim, Dom José falou sobre a amizade com Dom Júlio.
 
"Terei uma grande missão e difícil, que é substituir Dom Júlio. Ele é um excelente bispo e pessoa, muito meu amigo. Trabalhamos juntos na Arquidiocese de São Paulo. A nossa convivência sempre foi muito boa. Quando ele assumiu Sorocaba, eu estive aqui na posse dele. Tenho muito carinho por ele", finaliza Dom José Roberto Fortes Palau.
 
Fonte:  Fabrício Rocha, g1 Sorocaba e Jundiaí

22


  


Nenhum comentário:

Postar um comentário