terça-feira, 9 de janeiro de 2024

Zoonoses realiza mais de 40 mil visitas para combater a dengue em 2023

O combate ao mosquito transmissor da dengue resultou em 43.115 visitas em imóveis de Votorantim durante o ano de 2023. O número corresponde a uma média de 118 ações diárias desenvolvidas por agentes de endemias do setor de Zoonoses.
 
A visita é importante para o controle da doença pois ajuda a identificar possíveis focos do Aedes Aegypti nas residências, como pratinhos em vasos de plantas, calhas entupidas e caixas d’água destampadas. O agente de endemias, com o aval do proprietário do imóvel, verifica se há água parada, e lembra a população sobre o risco e a importância do combate ao mosquito.
 
O trabalho de eliminação dos mosquitos infectados em áreas com transmissão também foi intensificado pela Secretaria de Saúde de Votorantim. Mais de 8.500 aplicações de inseticidas foram feitas no ano passado para combater o Aedes Aegypti em circulação pela cidade.
 
Os bairros com mais casos positivos foram a Vila Pedroso e Itapeva. Juntos, as duas regiões computaram 362 registros da doença.
 
O número total de casos confirmados de dengue foi de 3.134 em Votorantim durante o ano passado. O pico foi registrado no primeiro semestre, época propícia para a proliferação do Aedes aegypti devido à combinação de chuva e calor.
 
Neste ano, a Secretaria de Saúde manterá o trabalho diário de combate ao mosquito transmissor da dengue. As ações consistem no bloqueio e controle de criadouros, na nebulização para a aplicação de inseticidas em áreas com casos positivos, e nas visitas periódicas em pontos estratégicos, como pontos de reciclagem e borracharias.
 
 
Prevenção
 
Os meses de maior probabilidade de aumento dos casos de dengue são março e abril. Para evitar a elevação de registros da doença, o morador de Votorantim deve manter o seu imóvel sempre limpo.
 
A Secretaria de Saúde enfatiza que a população pode contribuir de forma decisiva para o combate ao Aedes aegypti, pois a maior parte dos criadouros está dentro das casas. A prevenção da dengue começa com ações simples que devem se tornar hábitos, como evitar acumular água em pratos de vasos, garrafas e recipientes.
 
Os contentores de resíduos sólidos devem permanecer sempre tampados e os sacos plásticos bem fechados. As garrafas, baldes e latas devem ser colocados no lixo ou virados de boca para baixo, em local coberto.
 
As caixas d'água devem ficar bem fechadas e vedadas. É preciso evitar frestas para a entrada do mosquito.
 
 
 
Fonte:


 
 
 
 
Publicidade:
VIAJE  COM  A  APEVO




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário