quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Campanha Outubro Rosa em Votorantim promove saúde da mulher

UBSs intensificam atividades de prevenção dos cânceres de mama e colo de útero
 
A Secretaria Municipal da Saúde de Votorantim iniciou esta última sexta-feira, 01 de outubro de 2021, a Campanha Outubro Rosa. O principal objetivo é alertar as mulheres, sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres de mama e do colo de útero.
 
Durante todo o mês de outubro, vão ser desenvolvidas ações de orientação e conscientização sobre esses temas nas Unidades Básicas de Saúde do município.
 
No sábado (23/10) as Unidades Básicas de Saúde do Parque Bela Vista, Vila Garcia e Novo Mundo estarão abertas, das 8h às 12h. Nessas UBSs serão realizadas diversas atividades com o foco na promoção da saúde da mulher. Haverá coleta para o exame de Papanicolau e vacinação contra o Papiloma vírus Humano (HPV), causador do câncer de colo de útero.
 
A vacina será aplicada nas meninas entre 9 a 14 anos. Estarão também à disposição testes rápidos de sífilis, HIV e hepatite.  
 
 
Câncer de Mama
 
É o câncer mais comum entre as mulheres do mundo e do Brasil.  Sua incidência aumenta progressivamente acima dos 35 anos de idade e, especialmente, após os 50 anos.
 
As principais maneiras de prevenção são o auto exame, a mamografia diagnóstica que investiga casos suspeitos em qualquer idade e a mamografia de rastreamento. Esta última é indicada para mulheres entre 50 e 69 anos e deve ser realizada a cada dois anos.
 
Diagnosticada em fases iniciais a taxa de cura da doença pode atingir entre 90 e 95 %.  Nesse período os tratamentos são pouco agressivos e mantêm o aspecto estético das mamas.
 
A Secretaria de Saúde destaca que muitas mulheres não se preocupam com a prevenção, por não terem nenhuma parente próxima com a doença. De acordo com a Sesa, essa condição não reflete a realidade pois, 90% das pacientes não possuem histórico familiar.
 
 
Câncer de Colo de Útero
 
O câncer de colo de útero ou cervical, é causado pela infecção persistente de alguns tipos do Papilomavirus Humano – HPV. Essa condição, em alguns casos, causa alteração nas células do colo uterino evoluindo para o câncer. Pelo exame preventivo Papanicolau o problema é descoberto e curável.
 
As formas de contágio por esse vírus são o contato direto com pele infectada, via sexual contato oral - genital, genital- genital ou manual- genital. A pessoa infectada pode não apresentar sintomas e transmitir vírus sem saber.
 
A vacinação representa a melhor forma de prevenção, quando realizada antes do início sexual. A efetividade da vacina é de 100% contra a cepa dos HPVs contidos na vacina.
 
 
Fonte: SECOM Votorantim

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário