terça-feira, 10 de agosto de 2021

Índice de satisfação da maternidade do hospital municipal de Votorantim passa de 90%

As classificações de ótimo e bom somaram 87%, 97% e 94% em maio, junho e julho, respectivamente
 
O índice de satisfação dos pacientes internados no setor de maternidade do Hospital Doutor Lauro Roberto Fogaça, de Votorantim, alcançou uma média superior a 90% nos últimos três meses. As classificações de ótimo e bom somaram 87%, 97% e 94% em maio, junho e julho, respectivamente.
 
A pesquisa de satisfação do usuário foi realizada pelo Instituto Moriah, responsável pela administração do hospital. Os 12 questionamentos foram respondidos por 142 pacientes da maternidade entre maio e julho.
 
Os pacientes tiveram a oportunidade de responder a pesquisa com as notas “ótimo”, “bom”, "regular" e "ruim". Os quesitos eram acolhimento na recepção, acompanhamento médico, apoio da assistente social e assistência do corpo de enfermagem.
 
As demais perguntas abordavam o auxílio de fisioterapeuta, o acompanhamento da nutricionista, alimentação (sabor, apresentação, quantidade e temperatura) e limpeza dos ambientes (recepção, corredores, banheiros coletivos). A lista ainda continha questões como acomodações (limpeza do quarto, banheiro, jogo de cama, estado do imobiliário, iluminação e tomadas), sinalizações (placas informativas e quadros de avisos) e classificação geral do hospital.
 
Doulas
 
Em julho foi acrescentado na pesquisa de satisfação o auxílio da doula. O trabalho das profissionais junto às pacientes grávidas e puérperas teve início em abril deste ano na unidade de saúde.
 
A doula oferece tranquilidade, carinho e palavras de apoio à paciente. A profissional também aplica medidas de conforto físico através de massagens, relaxamentos e técnicas de respiração.
 
Vale ressaltar que a doula não realiza qualquer procedimento médico ou clínico, como aferir pressão ou administração de medicamentos. A profissional também não substitui o acompanhante escolhido pela parturiente.
 
Leitos Covid-19
 
Três leitos para recém-nascidos diagnosticados com Covid-19 funcionam no hospital municipal de Votorantim. Eles são reservados para atender exclusivamente pacientes com a doença.
 
Neste ano, durante o funcionamento da ala Covid-19 na maternidade, apenas um leito chegou a ser ocupado. Consequentemente, a taxa de ocupação não ultrapassou 33%.
 
Nascimentos
 
A maternidade do hospital municipal de Votorantim realizou 633 partos entre janeiro e julho de 2021. Desse total, 279 foram por cesária e 354 de forma normal.
 
O mês com mais nascimentos no hospital municipal foi fevereiro. Foram 111 partos, sendo 45 por cesária e 66 de forma normal.
 
O setor de maternidade possui 16 leitos. A estrutura atual comporta até 150 partos por mês.
 
 
Fonte: SECOM Votorantim

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário