quinta-feira, 15 de abril de 2021

Prefeitura de Votorantim encaminha projeto de lei que cria o Fundo Social de Solidariedade

 



A Prefeitura de Votorantim encaminhou à Câmara de Vereadores o projeto de lei 06, de 8 de abril de 2021, que cria o Fundo Social de Solidariedade do município. O órgão será integrante da administração pública direta e vinculado à estrutura organizacional básica da chefia do Executivo.
 
O principal objetivo é a mobilização e organização da sociedade, incluídas as entidades assistenciais. O Fundo terá a função de praticar trabalhos voluntários, a fim de atender às necessidades e problemas sociais locais.
 
Segundo o projeto de lei, o Fundo deverá, ainda, prestar assistência com agilidade para as pessoas em situação de vulnerabilidade. A entidade buscará soluções e alternativas aos problemas de relevante alcance social, os quais atingem uma parcela da população de Votorantim.
 
Pelo projeto, o Fundo Social será presidido pela esposa do prefeito, ou, por pessoa indicada pelo chefe do Executivo. O representante terá o apoio do gabinete do governo municipal, sem remuneração, porém, o trabalho é considerado serviço público de relevância.
 
A nova lei revoga a de 2019 que criou a Sociedade Civil Comasse, a qual deverá devolver todo o patrimônio público do município de Votorantim e todos os bens móveis, imóveis e haveres que compunham o acervo da Comissão Municipal de Assistência Social (Comas).
 
A prestação de contas detalhada de tudo que foi retirado do Comas também deverá ser apresentada. A lista inclui dinheiro, cestas básicas, fichas de cadastro de assistidos e doadores, bens móveis e imóveis, entre outros.
 
As entidades beneficentes deverão se filiar ao Fundo Social de Solidariedade de Votorantim, após a sua criação. Consequentemente, deverão fornecer listagens das famílias cadastradas por elas assistidas.
 
O Fundo Social de Solidariedade Municipal manterá projetos permanentes e contínuos como a distribuição gratuita de bens, serviços e alimentos às pessoas necessitadas. Promoverá outros eventos de interesse social e solidários como bazares, campanhas do agasalho e de conscientização em geral, a exemplo do Outubro Rosa, Novembro Azul, entre outros. Cursos de capacitação profissional, Mãos na Massa, Espaço de Imagem Pessoal, Corte e Costura e outros fazem parte das atribuições do órgão.
 
Festa Junina Beneficente Oficial
 
Segundo o projeto de lei, coordenar, auxiliar a organização, ou organizar a Festa Junina Beneficente de Votorantim será de competência exclusiva do Fundo Social de Solidariedade do município e ao seu conselho administrativo. Esse trabalho será feito em conjunto ou separadamente das demais unidades administrativas e secretarias da Prefeitura Municipal ou de outras entidades públicas ou privadas, e realização de outros eventos beneficentes visando a promoção social.
 
A lei entrará em vigor assim que for aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pela prefeita de Votorantim.
 
 
Fonte: SECOM de Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário