Além do material
impresso adquirido pelo governo municipal, serão realizados simulados para
avaliar o desempenho dos estudantes
A Secretaria de Educação de Votorantim (Seed), iniciou nesta semana a entrega dos livros do projeto Aprova Brasil, voltado aos alunos do 1º ao 5º ano. Os materiais estão sendo distribuídos nas escolas para que sejam usados no próximo ano letivo, auxiliando os estudantes a se prepararem para a Prova Brasil, uma das avaliações realizadas em todo o país por meio do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Os livros, da Editora Moderna, englobam as matérias de
português e matemática, as quais são exigidas durante a prova do Saeb. De
acordo com o secretário de Educação, Tiago Araujo, o objetivo é melhorar ainda
mais a avaliação do desempenho escolar da cidade, sendo não só uma preparação
para os alunos, como também um reforço curricular, já que com a pandemia, as
aulas foram realizadas por meio de atividades impressas remotas.
Além do material impresso adquirido pela Prefeitura de
Votorantim, a empresa contratada fornecerá simulados para serem aplicados
bimestralmente, bem como uma ferramenta via web (plataforma) para preenchimento
dos professores e envio dos resultados, havendo ainda a possibilidade do
próprio aluno executar as atividades online em qualquer dispositivo
(smartphone, tablet ou computador) com envio automático das respostas.
Como parte integrante do projeto, também haverá uma
avaliação diagnóstica para todos os alunos do sistema municipal de ensino com o
objetivo de mapeamento da condição atual dos alunos, servido como base para a
construção do Plano de Ação para o Desenvolvimento das Atividades com o
Material, entre outras ações.
As videoaulas estarão disponíveis para uso em smartphone,
tablet e computador e, em atendimento às crianças com necessidades especiais,
haverá tradução em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) para todos os conteúdos
apresentados pelo professor.
Por fim, o projeto ainda promove atividades complementares,
servindo como reforço, retomada ou a ampliação de habilidades trabalhadas e que
possam apresentar alguma defasagem.
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