quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Plano Diretor de turismo é encaminhado à Assembleia Legislativa


 


Votorantim deu mais um passo importante para obter o título de Município de Interesse Turístico (MIT). Na noite desta quarta-feira (30), em solenidade realizada na sede da Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer (Sectur), o prefeito Fernando de Oliveira Souza entregou o Plano Diretor de Turismo (PDT) ao deputado Estadual João Caramez.   

Participaram da solenidade o vice-prefeito Alessandro Baeza (Lê Baeza); secretários de Governo, Eric Romero e de Cultura, Turismo e Lazer, Edson Cortez; o futuro secretário da Saúde, Wiliam Roberto de Souza Ferreira; o presidente da Câmara Municipal, Bruno Martins, o vereador Ita, além de representantes do Conselho Municipal de Turismo.

O prefeito Fernando de Oliveira agradeceu a presença de todos e destacou a importância do plano para a cidade. “Nossa meta é conquistar o MIT, que é o primeiro passo para transformar o município em Estância Turística”, ressalta.

De acordo com o titular da Sectur, Edson Cortez, a equipe vem trabalhado no planejamento e na criação de políticas públicas de turismo desde a promulgação da Lei Complementar nº 1.261/2015, a partir da qual Votorantim poderá receber as aplicações necessárias para seu desenvolvimento turístico do Fundo de Apoio aos Municípios Turísticos (FUMTUR). Na oportunidade o Plano Diretor de Turismo foi apresentado pelo turismólogo Luiz Renato Ferreira.

O deputado João Caramez falou da alegria de estar em Votorantim e poder apresentar na Assembléia Legislativa (Alesp) o projeto de Lei para transformar o municio em MIT. Durante seu discurso citou ainda o exemplo da cidade de Brotas. “Vamos fazer o possível para que o município obtenha o MIT ainda este ano”, disse.

O deputado é autor da Lei Complementar 1.261/2015, que estabelece condições e requisitos para a classificação de Estâncias e de Municípios de Interesse Turístico, e coordenador da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento dos Municípios de Interesse Turístico (Fremitur) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

O PDT é uma ferramenta de planejamento estratégico do desenvolvimento turístico que tem como objetivo fomentar os dados e as estatísticas da demanda e da oferta de turismo de Votorantim, além de indicar propostas de ações organizadas e sustentáveis para o seu desenvolvimento turístico, para minimizar os impactos negativos da atividade e maximizar os positivos.


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário