segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Zoonoses realiza levantamento de índice larvário do mosquito transmissor da dengue

Centro de controle de Zoonoses de Votorantim realiza levantamento de índice larvário do mosquito transmissor da dengue
 
Os agentes de Controle de Endemias da Secretaria de Saúde de Votorantim iniciaram o treinamento prático de campo nesta segunda-feira, 16 de janeiro de 2023, com técnicos desse setor do Governo do Estado de São Paulo.
 
Os dez novos servidores são treinados em como abordar os moradores e orientá-los nas medidas de prevenção. A maneira correta de verificação dos pontos do imóvel que podem ser criadouros do mosquito e devem ser vistoriados também é passada aos funcionários. Eles participam da Avaliação do Índice Larvário (ADL), que monitora e previne a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zikavírus e Chikungunya.
 
O serviço consiste em fazer o levantamento desse índice em 600 imóveis em todas as regiões do município e teve início no bairro Pró-morar. O trabalho é realizado a cada três meses.
De acordo com a chefe de Serviço de Zoonoses de Votorantim, Gisele Brandt, no trabalho realizado pelos agentes são obtidas várias informações como quais são os bairros com maior número de larvas coletadas e recipientes mais comuns da proliferação. É possível, ainda, identificar quais regiões apresentam mais criadouros e, dessa forma, desenvolver ações específicas para cada uma delas.
 
Gisele explica que numa área onde existam muitos materiais inservíveis, por exemplo, a Zoonoses pode planejar uma ação para a retirada desses recipientes. “Se em outro local onde sejam comuns pratos de plantas e similares, a abordagem pode focar mais na conscientização dos munícipes”, explica.
Os dados são enviados à Vigilância Estadual que avalia as informações e municípios com maiores índices e riscos de propagação das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.
 
 
Fonte: SECOM Votorantim

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário