quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Cesar Silva se reúne com moradores para questionar ação da Águas de Votorantim

Concessionária está cobrando pela taxa de esgoto sem que o mesmo seja coletado na parte baixa da rua Valdevino Silva, na Vila Guilherme.

      
Na tarde do último sábado, 21 de janeiro de 2023, o vereador Cesar Silva (CIDADANIA) esteve reunido com moradores das residências situadas na parte baixa da Rua Valdevino Silva, na Vila Guilherme. De acordo com o parlamentar, esses moradores estão sendo cobrados pela taxa de esgoto, fluído esse que não é coletado e nem tratado pela empresa. O encontro ocorreu na casa do aposentado Gumercindo Gomes de Almeida, onde o parlamentar apresentou um plano de ação para que a situação seja revertida.
 
Durante a semana o parlamentar protocolou um ofício junto a Agência Reguladora que representa o Município (ARES-PCJ) e posteriormente oficiará a Prefeitura. O objetivo é fazer com que essas famílias não venham a ser prejudicadas futuramente por não estarem com seus esgotos devidamente coletados pela Águas de Votorantim.
 
 
Entenda o caso
 
O vereador está cobrando um posicionamento da concessionária desde o mês de maio do ano passado, onde esteve presencialmente entregando um ofício, bem como sugerindo uma visita juntamente com a equipe técnica para que eles pudessem expor toda a situação aos moradores que residem nas casas abaixo do nível da rua, e com isso não conseguem fazer a ligação até a rede coletora que passa na referida rua.
 
Diante disso, o vereador esteve pela segunda vez, no dia 27 de outubro, do ano passado, cobrando uma resposta do ofício entregue anteriormente, bem como solicitou novamente uma visita no local com a referida equipe técnica da concessionária.
 
Após essas cobranças por parte do vereador, a Concessionária respondeu também via ofício informando que a cobrança da tarifa de esgoto está prevista e autorizada pelo Novo Marco do Saneamento Básico. “Sabemos que há legislação para essa cobrança, o que não podemos aceitar é que o munícipe seja cobrado por um serviço que não é executado, e digo mais, para onde está indo o esgoto gerado por essas moradias, isso é um absurdo”, relata o vereador.
 
O vereador procurou a Concessionária Águas de Votorantim após ser questionado por moradores, que naquela oportunidade, acabara de receber uma notificação que solicitava aos proprietários dos imóveis para que providenciassem a interligação da propriedade junto à rede coletora de esgoto. Ocorre que esses mesmos imóveis, estão situados abaixo do nível da rua, o que segundo os próprios moradores, impossibilita de levar o encanamento até a rede coletora que passa na rua.
 
Tal notificação causou preocupação as famílias que residem no local há mais de 40 anos, tendo em vista que a Concessionária ofereceu um prazo máximo de 30 dias, para que fosse feita a conexão do imóvel à rede pública de esgoto disponível. E desde os últimos meses, essa taxa já está inclusa na cobrança de água dos moradores.
 
O objetivo do vereador ao procurar a empresa é para que apresentem um plano de ação com a possibilidade de oferecer uma alternativa aos moradores levando em consideração o tempo em que estão instalados no local.
 
Ressaltando que as moradias estão situadas às margens do córrego do Bandeirantes, haveria condições de passar uma rede coletora pelos fundos dos terrenos citados, afim de também contribuir com meio ambiente e assim evitar que os dejetos continuem a ser despejados e com isso afetando ainda mais as águas do Rio Sorocaba, onde desemboca.
 
 
Fonte: Gabinete do Vereador Cesar Silva

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário