sábado, 8 de junho de 2019

Plano de Drenagem das bacias dos córregos Cubatão e Vidal


A Secretaria de Meio Ambiente de Votorantim(Sema), promoveu nesta quinta-feira (06), na sala de reuniões do gabinete, um encontro para apresentar o plano de drenagem das microbacias dos córregos do Cubatão e do Vidal, com atualização do estudo das áreas de risco de Votorantim.

O plano foi realizado pela MEP Consultoria Ambiental, contratada para elaborar o estudo por meio de verbas do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro). As ações foram apresentadas pelos engenheiros da empresa.

Na ocasião, participaram da reunião o vice-prefeito Lê Baeza; o secretário de Serviços Públicos, Kleber Leite; o secretário de Meio Ambiente, Antônio Wilson Miramontes; a diretora técnica do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Regina Ribeiro, representantes da Secretaria de Obras e Urbanismo, entre outros servidores municipais das pastas envolvidas. O encontro faz parte da programação em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

O estudo apontou as áreas críticas e ofereceu sugestões de ações, contemplando melhorias estruturais, ou seja, as que demandam altos investimentos, e as não estruturais, que não necessitam de recursos, mas sim de monitoramentos e de programas de rotina, tendo em vista que limpeza de sarjetas, bocas de lobo, caixas de inspeção, entre outros, são realizados pela Secretaria de Serviços Públicos.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Antônio Wilson Miramontes, o plano é uma ferramenta de gestão para as áreas das bacias do Cubatão e Vidal, já que apresentou uma série de ações a serem tomadas ou mantidas. “É um projeto para os próximos 20 anos da cidade, em média. É muito bem feito e vamos tomar as medidas cabíveis dentro do nosso possível”, ressaltou.
Para evitar inundações das áreas das bacias dos córregos do Cubatão e do Vidal, o plano elaborou um sistema de drenagem, já que o escoamento das águas sempre ocorrerá, cabendo ao município deixar esse sistema mais eficiente e sem inundações. Além dos pontos críticos de macro e microdrenagem, também foram cadastradas todas as estruturas de captação de águas pluviais.


Fonte:



Nenhum comentário:

Postar um comentário