terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Votorantim recebe Força-Tarefa da Defensoria Pública da União para resolução gratuita de problemas com Auxílio Emergencial



 O primeiro mutirão do Projeto da Defensoria Pública da União - DPU Emergencial - teve início nesta segunda-feira (01/02), em parceria com a Prefeitura de Votorantim. O município está disponibilizando espaço amplo e arejado, álcool gel e apoio logístico para atender os profissionais e a população. Uma força-tarefa, com mobilização nacional de defensoras e defensores, servidores e colaboradores, atende às milhares de demandas relacionadas ao Auxílio Emergencial prestando assistência jurídica integral e gratuita.

O atendimento prossegue até 12 de fevereiro, no polo da Universidade Aberta do Brasil -UAB- na Avenida Vereador Newton Vieira Soares, 291, centro. Para evitar aglomeração, cumprir as medidas sanitárias e prevenir o contágio da Covid-19, somente estão sendo atendidas as pessoas previamente agendadas. O agendamento pode ser feito pelo  link siage.dpu.def.br/cidadao/cidadão_agendamento/90900. Para saber se você pode ser atendido pela DPU e quais os documentos necessários, acesse a Cartilha de Instruções disponível em dpu.def.br.

De acordo com o Secretário-Geral de Articulação Institucional da DPU, Gabriel Travassos, a escolha de Votorantim  para o início do atendimento é porque  o município, juntamente com Sorocaba apresentam, proporcionalmente, a maior demanda represada, com cerca de dois mil pedidos de auxílio com algum problema de liberação.

Cinco defensores públicos foram disponibilizados para atender na UAB. A vigilante desempregada Devassi Tozze dos Santos, 51, foi uma das atendidas no mutirão. Ela procurou o serviço para resolver uma questão envolvendo a primeira parcela que foi liberada, porém, outra pessoa, sacou sem que ela soubesse. “Procurei o banco mas, não houve solução. Me orientaram a procurar a defensoria e agora, eles vão ajudar a resolver”, explica Devassi. Outro que procurou ajuda foi Luís Eduardo Bueno, de 20 anos, também desempregado. Ele não conseguiu acessar o aplicativo e duas parcelas do auxílio foram recolhidas pelo governo. “Cancelaram as outras e estou tentando recebê-las”, diz Bueno.

Desde o início da pandemia, a Defensoria Pública da União instaurou mais de 140 mil Processos de Assistência Jurídica, com média de 1,5 mil novos processos por dia. Foram prestados, até o final de 2020, mais de 500 mil atendimentos jurídicos relacionados exclusivamente às demandas de Auxílio Emergencial, alcançando aproximadamente 1,5 milhão de pessoas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário