quinta-feira, 25 de março de 2021

Livro com memórias de Votorantim será lançado neste sábado


E-book Memórias Cinquentenárias de Votorantim traz relatos de seis moradores da cidade 

O livro digital (e-book) Memórias Cinquentenárias de Votorantim será lançado neste sábado, 27 de março de 2021, às 19h. A obra é de autoria dos escritores Aldo Fogaça, Luciana Lopez e Paulo Andrade e traz relatos de seis moradores de Votorantim que vivem na cidade há mais de 50 anos: Pascoal Pardini, Wilma Vetorazo Galli, Florival Custódio Mendes (Tatu), Jesus Rodrigues Filho, Geraldo Rocha (Sabonete) e José Carlos Nogueira.

Na data escolhida para o lançamento, 27 de março, Votorantim completa 56 anos de instalação do município. Foi nesse dia, em 1965, que o primeiro prefeito e os primeiros vereadores tomaram posse e a cidade ganhou autonomia.  Antes, em 1º de dezembro de 1963, um plebiscito foi realizado e a população optou pela emancipação da cidade de Sorocaba. Na ocasião, o movimento histórico mobilizou muitas pessoas, lideranças dos mais variados setores que acreditavam que Votorantim poderia alavancar consideravelmente o seu desenvolvimento. Os vanguardeiros encamparam esse propósito, se organizaram em incontáveis reuniões e se articularam visando garantir a emancipação.

Esse é um dos fatos que está presente na memória das pessoas que viviam no então bairro de Sorocaba. 

 

Pascoal Pardini: 100 anos vividos em Votorantim

Seis pessoas que vivenciaram ativamente a cidade, cada uma ao seu modo, relataram suas recordações nas 75 páginas do livro digital Memórias Cinquentenárias de Votorantim. Memórias estas que, invariavelmente, são de grande relevância para a preservação do patrimônio histórico imaterial local. Ela é mantida em arquivos materiais, mas também na lembrança e nos sentimentos, aguardando para ser relembrada. Ao registrá-la, se constroem as narrativas do passado, que entrelaçadas, trazem à luz aspectos históricos de um povo talvez ainda não materializados.

O senhor Pascoal Pardini reside em Votorantim há 100 anos, desde que nasceu. Aposentado da Fábrica Votorantim, o que não faltaram foram histórias para contar vivenciadas em Votorantim.

Da mesma forma, na senhora Wilma Vetorazo Galli, o senhor Florival Custódio Mendes (Tatu), o professor Jesus Rodrigues Filho, o radialista Geraldo Rocha (o palhaço Sabonete) e o radialista José Carlos Nogueira contaram algumas de suas memórias que foram transcritas em primeira pessoa.


Aldo Fogaça entrevista o Palhaço Sabonete

“A sociedade atual vive envolta a uma abundância de informações, muitas, aliás, totalmente solúveis, que servem apenas como distrações momentâneas. Nesse contexto de instantaneidade, a memória ganha uma relevância ainda maior, pois norteia o entendimento da sociedade e do rumo que ela toma. Está embrenhada na vida cotidiana e o registro e a preservação das lembranças tornam-se ainda mais convenientes numa época em que o interesse pelas suas documentações anda cada vez mais raro”, diz a jornalista Luciana Lopez na apresentação do livro. Luciana foi a idealizadora e proponente do projeto.

Segundo Luciana, os escritores Aldo Fogaça e Paulo Andrade foram intermediadores desses registros. “Jornalistas por ofício, abraçaram a oportunidade de perpetuar essas histórias que se misturam com a história de Votorantim”, descreveu a proponente.

O prefácio é do escritor e jornalista Cesar Silva, que também é pesquisador da história de Votorantim.

As entrevistas foram realizadas em fevereiro de 2021 seguindo todas as precauções sanitárias por causa da pandemia do novo coronavírus.

Também integram a equipe produtora a editora de imagens Adriana Meira e a designer Sandy Queiroz.

Os autores farão uma apresentação da obra através de um vídeo, que será lançado às 19h pelo facebook.com/luciana.lopez.524  e pelo www.youtube.com/LuLopezJornalista. No lançamento, serão comentados os bastidores da produção e será disponibilizado o link para acessar o livro em PDF gratuitamente pela internet, no qual a obra também poderá ser baixada pelo leitor. Quem desejar, após o lançamento pode solicitar o livro em PDF através do e-mail noticiasvotorantim@gmail.com

Paulo Andrade entrevista Florival Custódio Mendes (Tatu)

O projeto foi realizado com recursos da Ação Emergencial, lei nº 14.017/ 2020 (lei Aldir Blanc), do Ministério do Turismo e Secretaria Especial de Cultura do Governo Federal, selecionado pela Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer da Prefeitura de Votorantim, Fundo Municipal de Cultura – FMC.




Contato para a imprensa:
Luciana Lopez - Jornalista
Crédito: Jorge Silva - Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário