terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Votorantim solicita ao governo estadual flexibilização dos horários para o comércio


Município tem bons indicativos Para não regredir à Fase Laranja

A prefeita de Votorantim, Fabíola Alves enviou nesta segunda-feira,11 de janeiro de 2021, ofício ao governo do Estado de São Paulo solicitando a permanência da cidade na Fase Amarela. O documento destaca que os números relacionados à COVID-19 no município são mais favoráveis do que outras cidades do estado, apresentados pelo governo estadual em 08/01/2021 que colocou algumas delas na Fase Laranja, mais restritiva.

Situação de Votorantim em relação à COVID-19

De acordo com o Ofício nº 003/2021 do Departamento de Vigilância Epidemiológica, a ocupação do Sistema de saúde local encontra-se abaixo de 70%, (53,5%) e a taxa de leitos de UTI COVID/100mil habitantes acima de 5 (11,3/100mil). No acompanhamento da evolução da epidemia verifica-se uma taxa de novos casos de COVID por 100 mil habitantes de 360, taxas de internações por 100 mil abaixo de 30 (23) e novos óbitos por 100 mil habitantes entre 3 e 8 (5,7).  Diante desses números, observa-se que os dados da secretaria de saúde do governo municipal demonstram que o Município de Votorantim tem a capacidade de pleitear junto ao Comitê de Contingenciamento do COVID-19 — Plano São Paulo a permanência do município na fase 3 (Amarela), mas respeitando as diretrizes do Governo do Estado e visando uma melhor adequação do Plano São Paulo. 

A reabertura do Comércio, Serviços e Educação, sem descuidar dos cuidados com a higiene associados ao uso constante de máscaras, sinalizará de forma clara para a população, a retomada da economia e do trabalho.  Votorantim possui 293 estabelecimentos classificados em sua grande maioria como Lanchonetes, Restaurantes, Mercearias, Pizzarias, Pastelarias com horários de atendimento até as 22h e 93 que funcionam até as 24h.

 A prefeita argumenta, ainda, que a não flexibilização prejudicaria mais de 68% dos estabelecimentos deste seguimento afetando, consequentemente, toda uma cadeia econômica do município. A Administração Municipal entende ser viável flexibilizar os horários de funcionamento dos estabelecimentos como “Shopping center”, galerias e congêneres, comércios e serviços, salões de beleza, barbearias e academias. “A extensão e flexibilização dos horários, aliadas ao atendimento de 40 por cento da capacidade total, atende de forma mais eficaz as medidas de distanciamento social, evitando-se a aglomeração das pessoas dentro de horários reduzidos e a disseminação do Coronavírus”, finaliza a prefeita Fabíola Alves.

 

Fonte:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário