sexta-feira, 6 de março de 2015

ISSQN DE VOTORANTIM – PAGÁVEL SOMENTE NO BANCO DO BRASIL

A Saga

Foto da internet

Nós, pequenos e/ou grandes empresários de prestação de serviços, todas as vezes que emitimos uma Nota Fiscal somos imputados com o IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS DE QUALQUER NATUREZA (ISSQN), esse, é municipal e corresponde ao valor de 3% sobre o total da Nota Fiscal.

Por uma negociação esquisita, difícil de acreditar que isso ocorreu – estamos vivendo no século XXI – a Secretaria de Finanças, coordenada pelo Sr. Célio Salvetti, acordou com o Banco do Brasil que esse imposto só pode ser pago em suas agências.

Nós que não somos correntistas do BB, somos obrigados mensalmente a enfrentar filas para executar o pagamento, evitando cair na Dívida Ativa do Município, porque os juros e multa são altos, muito altos.

Hoje, 06/03/2015, passei nas duas Agências de Votorantim e estavam lotadas e não tinha tempo disponível para enfrentar filas. Observação: em 2014 fui convidado a se retirar da Agência do BB dentro da Prefeitura Municipal de Votorantim, alegaram que é uma extensão da agência para uso exclusivo dos funcionários públicos. Realizando meu trabalho de representação encontrei uma agência na cidade de Sorocaba, com pouca fila, e executei o pagamento.

Decidi, aproveitando um tempo ocioso, que iria resolver minha situação, vou reclamar.

Inocentemente, fui ao PROCON, me instruíram que devido ser Pessoa Jurídica, procurasse as Pequenas Causas no Fórum.

Fui ao Fórum de Votorantim. Fiquei sabendo que não há Pequenas Causas em Votorantim, somente na Faculdade de Direito de Sorocaba, mas que deveria conversar com o Promotor Público e ver o que ele poderia me ajudar.

Fui ao Promotor, a Sra. Nanci me recebeu muito bem, anotando os meus problemas e dúvidas e levou-os até o Promotor. Ao retornar a Sra. Nanci aconselhou-me, de acordo com o Promotor, que fosse até a Prefeitura, documentasse meu problema – não conseguir pagar na rede bancária o imposto municipal, somente no BB – protocolando-o, porque assim, provoco uma resposta oficial da Secretaria e a partir dessa resposta, documentada, não atendendo meus anseios e direitos, poderia retornar até a Promotoria Pública.

Cheguei no setor de Protocolos da Prefeitura e mencionei meu intento. Aí, o funcionário que me atendeu, pediu que fosse resolver diretamente no setor de Tributação do município, não necessitaria fazer um protocolo. De primeira aceitei, porque quanto menos problemas causar, resolvendo o meu, seria melhor.

No setor de Tributação do Município, a funcionária que me atendeu se mostrou revoltada com a situação (não sou o primeiro a ir reclamar) informando-me que a Secretaria de Finanças fez a negociação e eles ficaram sabendo através das reclamações dos contribuintes, aconselhou-me ir conversar com o secretário Sr. Célio, fui.

Atendido por uma funcionária na Secretária de Finanças, a qual foi comunicar o secretário. O secretário não me atendeu (de longe ele conseguia me ver e vice-versa), mandando dizer que a partir de maio voltaria disponibilizar a rede bancária para os pagamentos do imposto. Nisso falei a ela: tem por escrito?  Lógico que a resposta foi negativa. Informei-a que iria protocolar minha pergunta para ter a resposta documentada.
Voltei ao setor de protocolo e afirmei que iria acionar a secretaria através desse procedimento. Então ele me pediu: Preencha esse documento, anexe a cópia do seu RG, CPF e Comprovante de Endereço. Perguntei: Por que tudo isso, eu não tenho comigo nem o CPF, RG e muito menos um comprovante de endereço, meu documento com foto é a CNH. Me respondeu: sem isso o protocolo retorna.

Kct, não consegui fazer nem o protocolo para resolver esse problema. Maldita burocracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário