quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Emoção e homenagens marcam lançamento do livro Cantinho da Saudade de Jesus Rodrigues

O evento de lançamento do livro “Cantinho da Saudade de Jesus Rodrigues: lembranças do futebol votorantinense”, realizado no último sábado, 10 de agosto de 2024, em Votorantim, foi marcado por emoção e homenagens ao saudoso professor e historiador votorantinense Jesus Rodrigues Filho. O livro foi organizado pela jornalista Luciana Lopez, com textos do acervo deixado por Jesus Rodrigues, falecido em abril de 2023. A obra foi realizada pelo Ministério da Cultura e a Prefeitura de Votorantim, por meio do Fundo Municipal de Cultura, com versão também em videolivro.
 
Com 170 páginas, o livro traz 70 artigos que retratam times de futebol de Votorantim de várias décadas do século passado, além de fotos das formações desses times. Entusiasta da história de Votorantim, Jesus Rodrigues era apaixonado por futebol e foi atleta amador.

 
Cerca de 130 pessoas prestigiaram o evento realizado no salão social da Apevo, em Votorantim, dentre elas a viúva de Jesus Rodrigues, Ana Criguer, seus filhos, Luciana e Rodrigo, netos, familiares, autoridades, como a prefeita Fabíola Alves, o presidente da Câmara de Votorantim, Cirineu Barbosa, os vereadores Cesar Silva, Luciano Silva e Mauro do Materiais, os ex-prefeitos Carlos Pivetta e Fernando Oliveira, amigos, jogadores de futebol retratados no livro e entusiastas da história de Votorantim e amantes do esporte.


O radialista Kaká Martins, responsável pela locução do videolivro, conduziu o evento. A primeira a falar foi a jornalista Luciana Lopez, que apresentou o projeto ao público e falou o que a motivou a organizar o livro. Ela é editora do jornal Gazeta de Votorantim, onde foram publicadas as colunas de Jesus na última década. “O “seu Jesus” era um amigo que se preocupava conosco e sempre estava disposto a nos ajudar quando precisávamos de alguma informação relacionada à história da cidade. Uma pessoa que sempre admirei e que deixou uma grande contribuição para a história de Votorantim. Acredito que esse legado não pode ficar esquecido”, disse Luciana.
 
Kaká Martins falou na sequência, apresentou o videolivro, que traz todo o conteúdo do livro narrado e ilustrado com a imagens do livro e pode ser assistido pelo site youtu.be/UigL1WjwxTU, com classificação livre e legendas closed caption.
 
A prefeita Fabíola Alves relembrou sua história de amizade com Jesus Rodrigues, que também foi muito amigo de seu pai, o ex-prefeito Erinaldo Alves.
 
O jornalista José Antonio Rodrigues, conhecido como César, da Folha de Votorantim, foi quem fez o prefácio. Ele recordou sua convivência com Jesus Rodrigues e pediu para que a viúva lesse um texto escrito pelo historiador há mais de uma década, em homenagem ao 48º aniversário de Votorantim.
 

O advogado Gabriel Rangel frisou o legado deixado por Jesus Rodrigues. Já o relações públicas e historiador Jesse James dos Santos falou sobre os registros históricos contidos no livro.
 
A viúva, Ana Criguer, falou de sua convivência com Jesus, de sua personalidade tranquila e do homem amoroso que ele era. Emocionados, os filhos Luciana Criguer Rodrigues e Rodrigo Criguer Rodrigues, comoveram o público com seus relatos saudosos. Eles expressaram a profunda admiração que sentem do pai. Foi um dos momentos mais emocionantes do evento. A filha Luciana, aniversariante do dia, relatou que foi um grande presente de aniversário que marcará sua história.
 
Na sequência, os familiares de Jesus foram chamados ao palco e puderam apreciar a música “A praça”, cantada pela dupla Tony e Bene. Essa era uma das músicas prediletas de Jesus Rodrigues. A música, que inicia com a frase “Hoje eu acordei com saudades de você”, levou às lágrimas seus netos João Pedro Rodrigues Pinto e Rafaella Chueris Abreu Rodrigues, que inclusive vestia um paletó e uma gravata do avô.
 
O evento foi finalizado com uma sessão de autógrafos à duas mãos, feitos pela jornalista Luciana Lopez e pela viúva Ana Criguer.
 

“Foi maravilhoso o evento, marcado por muita emoção. Nossa família agradece à jornalista Luciana Lopez e todo mundo que colaborou com a realização do livro e do evento, além do público que compareceu”, disse Ana Criguer.
 
A jornalista Luciana Lopez também expressou sua gratidão. “Agradeço à confiança da família, que possibilitou a realização deste trabalho. Estou satisfeita com a conclusão bem-sucedida do projeto. Reunimos, em um só local, pessoas diversas, todas unidas pelo propósito de homenagear Jesus Rodrigues e, assim, celebrar a história de Votorantim em um ambiente respeitoso”.
 
O livro da Provocare Editora foi distribuído gratuitamente e será entregue às escolas da cidade. Interessados em ganhar um exemplar podem entrar em contato pelo e-mail luchelopez@gmail.com.


Fonte: Luciana Lopez
            Jornalista