sábado, 9 de fevereiro de 2019

Votorantim é classificado como Município de Interesse Turístico


Foto: Erick Pinheiro -26/03/2017 - Internet
Com a aprovação do projeto de lei 635/2018, nesta última terça-feira, 05 de fevereiro de 2019, na Assembleia Legislativa de São Paulo, Votorantim foi classificado pelo Governo do Estado como Município de Interesse Turístico (MIT).


Com isso a cidade terá acesso a recursos exclusivos para investimento na infraestrutura, serviços e equipamentos turísticos, com impacto direto no fomento e ampliação das atividades econômicas, como geração de emprego, renda e mais qualidade de vida aos votorantinenses.

Para o prefeito Fernando de Oliveira Souza essa é uma importante conquista - “Agora passaremos a ter recursos para as ações que promovam o turismo em nossa cidade”, ressalta.

Esse é o resultado de um processo iniciado em 2015, para o cumprimento de todos os requisitos legais à candidatura de Votorantim. A participação da sociedade civil, através do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), da Câmara de Vereadores, dos deputados Maria Lúcia Amary e João Caramez, bem como o intenso trabalho da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Lazer (Sectur) em articulação com as demais secretarias, foi fundamental para o êxito da candidatura de Votorantim.

Com a classificação do MIT, pelos próximos três anos Votorantim poderá receber cerca de R$600 mil reais anuais para investimento na área de turismo, em projetos contemplados nas diretrizes do Plano Diretor de Turismo (aprovado por unanimidade na Câmara Municipal em 2017), e devidamente aprovados pelo Comtur.

Dentre as ações possíveis, estão a reforma do Auditório Municipal “Francisco Beranger”, um dos equipamentos públicos mais visitados da cidade, a criação e ampliação de infraestrutura turística, como por exemplo, o Parque da Cachoeira da Chave e Parque da Serra de São Francisco, o Museu do Esporte, reforma e reestruturação do Aquário Cultura, criação de novos equipamentos de lazer e entretenimento, entre outros, previstos no Plano de Turismo.

A cada três anos a titulação de MIT será revisada pelo Governo do Estado, podendo o Município mantê-la, se tornar estância, ou ainda sair do rol das cidades contempladas como MIT. Desta forma os trabalhos devem prosseguir de maneira a cumprir todas as exigências para manutenção dessa importante conquista para o município.

Fonte:






Minha observação:

Pelos cuidados desenvolvidos em nossas praças, áreas de lazer, canteiros e parques, ficam diversas dúvidas:
- A Secretaria do Meio Ambiente de Votorantim tem a metragem exata de quantos metros quadrados temos de jardins, praças, canteiros em nossa cidade?
- Há um planejamento para manter a cidade organizada, principalmente nos meses de maior fluxo de futuros turistas em nossa cidade, que é o verão?
- Em diversas reportagens, vemos que a “Leucena”, uma das plantas catalogadas entre as 100 mais invasoras e dominantes da biodiversidade no mundo, está aniquilando nossas matas nativas, não há um plano de ação para reverter essa situação no município.
- Há planejamento de se construir ilhas de árvores frutíferas em parques, margens dos rios, com o objetivo de atrair aves?

Você pode ver também:





Nenhum comentário:

Postar um comentário